Logo Folha de Pernambuco

ELEIÇÕES EUA

Votação presencial para eleição dos EUA começa em 3 Estados

Em todo o país, os diretores eleitorais locais estão reforçando a segurança para manter trabalhadores e locais de votação seguros

Um eleitor trabalha em sua cédula em uma seção eleitoral no Elena Bozeman Government Center em Arlington, VirgíniaUm eleitor trabalha em sua cédula em uma seção eleitoral no Elena Bozeman Government Center em Arlington, Virgínia - Foto: AFP

A votação presencial para a eleição presidencial dos Estados Unidos começou nesta sexta-feira, 20, nos Estados de Minnesota, Dakota do Sul e Virgínia, dando início a uma corrida de seis semanas até o dia da eleição após um verão de turbulência política. Mais uma dúzia de Estados iniciarão o processo até meados de outubro.

O início da votação presencial ocorre após um verão tumultuado na política norte-americana, marcado pela desistência do presidente Joe Biden em favor da vice-presidente Kamala Harris e tentativas de assassinato contra o indicado republicano, Donald Trump.

Em todo o país, os diretores eleitorais locais estão reforçando a segurança para manter trabalhadores e locais de votação seguros, ao mesmo tempo em que garantem que as cédulas e os procedimentos de votação não sejam adulterados.

Autoridades e mesários têm sido alvos de assédio e até ameaças de morte desde a eleição presidencial de 2020. Forças de segurança investigam, inclusive, a origem de pacotes suspeitos que foram enviados ou recebidos por autoridades eleitorais em mais de 15 Estados nos últimos dias, incluindo na Virgínia.

Donald Trump já tentou semear dúvidas sobre a votação pelo correio e encorajou os votos presenciais no dia da eleição. Mas este ano, Trump e o Comitê Nacional Republicano começaram a considerar a votação antecipada e pelo correio como uma forma de garantir os votos do Partido Republicano antes do dia da eleição, assim como os democratas têm feito há anos.

Autoridades eleitorais estaduais e locais de todo o país alertaram na semana passada que problemas com entregas de correspondência ameaçam privar os eleitores de seus direitos, e disseram ao chefe do sistema que ele não corrigiu falhas persistentes. O diretor-geral dos correios, Louis DeJoy, disse que o Serviço Postal estará pronto. 
 

Veja também

Aumenta tensão entre Guiana e Venezuela com construção de ponte na fronteira entre os países
CONFLITO

Aumenta tensão entre Guiana e Venezuela com construção de ponte na fronteira entre os países

Trump nomeia produtor de 'O Aprendiz' como enviado especial para o Reino Unido
EUA

Trump nomeia produtor de 'O Aprendiz' como enviado especial para o Reino Unido

Newsletter