Vulcão de Fogo entra em erupção na Guatemala
Erupção começou durante as primeiras horas da manhã e "nas próximas horas" pode haver um aumento das emissões
O vulcão de Fogo, o mais ativo da América Central e próximo à capital da Guatemala, entrou em erupção nesta quinta-feira (4) e, segundo as autoridades, expulsou cinzas e lava.
"Confirma-se um aumento da atividade do Vulcão de Fogo", comunicou a Coordenação de Redução de Desastres (Conred), entidade responsável pela proteção civil.
Leia também
• Biden diz que conflito no Sudão 'deve terminar' e ameaça com sanções
• Quatro ativistas de extrema direita culpados de 'sedição' por ataque ao Capitólio dos EUA
• Polícia de Berlim investiga vazamento sobre possível visita de Zelensky à Alemanha
A erupção começou durante as primeiras horas da manhã e "nas próximas horas" pode haver um aumento das emissões, "formando colunas mais altas de gás e cinzas, explosões violentas carregadas de cinzas e fluxos de lava em outras direções", acrescentou.
Além disso, foram habilitados 13 abrigos em quatro municípios vizinhos, que podem receber 7.600 pessoas evacuadas, acrescentou García.
Mais cedo, a Conred havia informado por meio de nota sobre "a queda de fluxos piroclásticos pelas ravinas" do vulcão.
"A coluna eruptiva se mantém a uma altura de 6.000 metros sobre o nível do mar, carregada de cinza abundante, que se desloca em direção ao oeste e ao sudoeste, a mais de 100 km de distância", acrescentou o boletim.
Segundo a Conred, a erupção se mantém "em um nível alto" e foi reportada uma queda "abundante de cinza" em, ao menos, sete comunidades localizadas na base do vulcão.
As colunas de gás e cinzas se dispersavam nas direções oeste e sudoeste do vulcão, de 3.763 metros de altitude, e situado a 35 km da Cidade da Guatemala, entre os departamentos (estados) de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez.
A erupção começou nas primeiras horas da manhã e, "nas próximas horas", pode haver um aumento das emissões, "formando colunas mais altas de gás e cinzas, explosões violentas carregadas de cinzas e fluxos de lava em outras direções", segundo comunicado da entidade de proteção civil.
As autoridades mantêm um monitoramento constante devido à proximidade com algumas comunidades, acrescentou.
"Os fluxos piroclásticos são uma mistura de gases, cinzas e pedaços de rocha com altas temperaturas que descem em grande velocidade pelos flancos do vulcão de Fogo", explicou a Conred.
Como medida preventiva, "tomou-se a decisão de suspender o tráfego de veículos" na rota RN-14, disse o vice-ministro das Comunicações (redes viárias), Carlos Figueroa, em coletiva de imprensa. Trata-se de uma via secundária que conecta vários povoados à cidade colonial de Antigua, principal ponto turístico do país e Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco desde 1979.
Imagens de estradas divulgadas pela polícia mostravam automóveis e motocicletas bloqueados na rodovia diante do risco de que a mesma possa ser atingida pela queda de material vulcânico.