Erupção

Vulcão Kilauea volta a entrar em erupção no Havaí

Cientistas do Serviço Geológico dos Estados Unidos começaram a detectar a atividade pela manhã desta terça (7)

Em 30 de setembro de 2021, a imagem cortesia do US Geological Survey (USGS) mostra a erupção contínua do vulcão Kilauea no Havaí, nascendo em vários locais de fissuras na base e na parede oeste da cratera e um lago de lava crescendo dentro de Halema'uma 'Em 30 de setembro de 2021, a imagem cortesia do US Geological Survey (USGS) mostra a erupção contínua do vulcão Kilauea no Havaí, nascendo em vários locais de fissuras na base e na parede oeste da cratera e um lago de lava crescendo dentro de Halema'uma ' - Foto: US Geological Survey / AFP

Um dos maiores vulcões em atividade no mundo, o Kilauea voltou a entrar em erupção no Havaí, nesta quarta-feira (7).

Fissuras se abriram na base de sua cratera, segundo imagens aéreas. Especialistas classificaram a erupção de "dinâmica".

Cientistas do Serviço Geológico dos Estados Unidos começaram a detectar a atividade pela manhã. A mesma está restrita aos limites do Parque Nacional de Vulcões do Havaí, distante dos centros urbanos.

"Os níveis altos de gás vulcânico são a principal preocupação, uma vez que podem ser espalhados pelas correntes de vento", destacou o serviço. "À medida que o dióxido de enxofre sai do cume, reage na atmosfera para criar a névoa visível conhecida como vog".

A poluição vulcânica pode causar problemas respiratórios em pessoas e animais e afetar plantações, ressaltou o departamento. A erupção também pode produzir "cabelos de Pele", com potencial de causar irritação na pele e afetar a visão.

A erupção ocorre meses depois que o vulcão vizinho Mauna Loa deleitou observadores com um espetáculo impressionante.

O Kilauea é menor do que o Mauna Loa, porém muito mais ativo, sendo um dos seis vulcões em atividade nos Estados Unidos. Ele entrou em erupção de forma quase contínua entre 1983 e 2019.

Veja também

Soldado dos EUA que entrou na Coreia do Norte se declara culpado de deserção
EUA

Soldado dos EUA que entrou na Coreia do Norte se declara culpado de deserção

Maduro pede a membros do governo que não aceitem eletrônicos de presente de Natal após ataques 
Maduro

Maduro pede a membros do governo que não aceitem eletrônicos de presente de Natal após ataques 

Newsletter