Vulcão na Islândia entra em erupção pela terceira vez em dois meses
Imagens mostram fluxos de lava vermelha e uma nuvem de fumaça emergindo de uma fissura
Um vulcão entrou em erupção na quinta-feira na península de Reykjanes, região do sudoeste da Islândia que já registou três fenômenos desta natureza em menos de dois meses. Imagens mostram fluxos de lava vermelha e uma nuvem de fumaça emergindo de uma fissura.
"Às 05h30 da manhã (horário local), um pequeno terremoto começou a se intensificar a nordeste de Sýlingarfell. Cerca de 30 minutos depois, uma erupção começou na mesma área", disse o Escritório Meteorológico da Islândia (IMO).
Leia também
• Lula diz não acreditar que eleição nos EUA com Trump tenha influência no pleito do Brasil
• Remessa que Ministério da Saúde espera para iniciar vacinação contra a dengue já chegou ao Brasil
• Mercadante: BNDES precisa dobrar participação no PIB do Brasil e voltar a ser o que era na era FHC
De acordo com os primeiros relatórios do voo de vigilância da guarda costeira, a erupção ocorreu na mesma área de 18 de dezembro. A fissura mede cerca de três quilômetros de extensão. No seu último relatório, este instituto previu uma erupção iminente.
É a sexta erupção vulcânica em dois anos neste país insular nórdico. A última ocorreu em 14 de janeiro perto de Grindavik, um pequeno município de 4 mil habitantes que foi evacuado em novembro por precaução. Com 32 sistemas ativos, este país de fogo e gelo é a área mais vulcânica da Europa.