Logo Folha de Pernambuco

diplomacia

Xi Jinping, da China, e Georgia Meloni, da Itália, falam sobre estreitarem laços econômicos

A Iniciativa Cinturão e Rota, uma das políticas de assinatura de Xi, visa construir infraestrutura de energia e transporte ao redor do mundo para estimular o comércio global

O presidente chinês Xi JinpingO presidente chinês Xi Jinping - Foto: Serviço de Imprensa Presidencial do Cazaquistão / AFP

O presidente da China, Xi Jinping, pediu mais cooperação com a Itália durante uma reunião com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni nesta segunda-feira, 29, mais cedo. Ele afirmou que os dois países eram os extremos da histórica rota comercial da Rota da Seda, e apelou para retomarem contatos mais profundos.

Meloni tirou a Itália da Iniciativa Cinturão e Rota da China em dezembro, mas assinou um acordo no domingo, 28, que fornece um novo caminho para os dois países cooperarem em comércio e outras questões.

Ela está em uma visita de estado de cinco dias em solo chinês, sua primeira viagem à China como primeira-ministra.
 

A Iniciativa Cinturão e Rota, uma das políticas de assinatura de Xi, visa construir infraestrutura de energia e transporte ao redor do mundo para estimular o comércio global e, ao mesmo tempo, aprofundar os laços da China com outras nações.

"A China e a Itália estão localizadas em extremos opostos da antiga Rota da Seda", disse Xi a Meloni, "e as trocas amigáveis de longa data entre os dois países fizeram contribuições importantes para o aprendizado mútuo das civilizações oriental e ocidental", completou.

Meloni disse que a Itália poderia desempenhar um "papel importante" no relacionamento da China com a União Europeia e na criação de relações comerciais equilibradas.

A UE impôs tarifas provisórias de até 37,6% sobre veículos elétricos fabricados na China no início de julho. O apoio da China à Rússia depois que ela invadiu a Ucrânia prejudicou ainda mais as relações com a UE

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter