Logo Folha de Pernambuco

Diplomacia

Xi Jinping deseja recuperação rápida a Biden após infecção por Covid-19

Este é o primeiro contato público entre os dois líderes desde sua última cúpula virtual há quatro meses quando Biden alertou Xi para descartar ajudar a Rússia em sua ofensiva na Ucrânia

Presidente da China, Xi Jinping e Joe Biden, presidente estadunidensePresidente da China, Xi Jinping e Joe Biden, presidente estadunidense - Foto: Nicolas Asfouri, Nicholas Kamm/AFP

O presidente chinês Xi Jinping enviou uma mensagem ao seu homólogo americano, Joe Biden, nesta sexta-feira, desejando-lhe uma "rápida recuperação", depois que o presidente americano testou positivo para a Covid-19, informou a CCTV. 

"Gostaria de expressar minha mais profunda simpatia a ele e desejar-lhe uma rápida recuperação", escreveu Xi na carta. 

Biden, que tem sintomas leves, insistiu na quinta-feira que estava "muito bem" e disse que continuaria trabalhando na Casa Branca. 

Este é o primeiro contato público entre os dois líderes desde sua última cúpula virtual há quatro meses, enquanto as relações entre as duas superpotências mundiais continuam se deteriorando devido às diferenças sobre a questão de Taiwan, a invasão russa da Ucrânia e a concorrência no setor de tecnologia, bem como a questão dos uigures. 

Os dois dignitários falaram em 18 de março em uma videoconferência na qual Biden alertou Xi para descartar ajudar a Rússia em sua ofensiva na Ucrânia

No início desta semana, Biden disse que ligaria para Xi nos "próximos dez dias", semanas depois que os principais diplomatas dos dois países se reuniram em uma tentativa de diminuir a crescente retórica sobre Taiwan.

Pequim criticou recentemente a viagem que a presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, planeja fazer a Taiwan em agosto. Seria a visita oficial de mais alto nível em décadas à ilha autônoma, que a China afirma fazer parte de seu território.

Veja também

Newsletter