Logo Folha de Pernambuco

México

Xóchitl Gálvez liderou pesquisas para candidatura opositora à Presidência do México

Se vencer a disputa, Gálvez, de 60 anos, poderia enfrentar outra mulher, Claudia Sheinbaum, favorita da situação

O senador direitista Xóchitl Gálvez liderou as pesquisas para definir a candidatura O senador direitista Xóchitl Gálvez liderou as pesquisas para definir a candidatura  - Foto: Alfredo Estrela/AFP

O senador direitista Xóchitl Gálvez liderou as pesquisas para definir a candidatura presidencial da principal frente de partidos da oposição para as eleições presidenciais do México, informou, nesta quarta-feira (30), o comitê organizador deste bloco.

Com 57,6% dos votos emitidos por consultas telefônicas e em residências, Gálvez, reforçado pelo Partido Ação Nacional (PAN, liberal conservador), superou Beatriz Paredes, do antes hegemônico PRI, que obteve 42,4%.

O comitê organizador da Frente Ampla pelo México - também integrado pelo esquerdista PRD - tem planejado realizar no domingo, 3 de setembro, uma consulta civil aberta, que seria a instância definitiva para escolher a candidatura.

Se vencer a disputa, Gálvez, de 60 anos, poderia enfrentar outra mulher, Claudia Sheinbaum, favorita da situação, nas eleições de 2024. O partido governista Morena divulgará o resultado de suas pesquisas em 6 de setembro.

As lideranças do PAN e do PRD manifestaram publicamente o seu apoio a Gálvez como candidata da frente e pedem que Paredes recuse a seu favor.

Enquanto outras ações ou decisões não forem tomadas, "está vigente a operação para realizar a consulta no domingo, 3 de setembro", disse Arturo Sánchez, integrante do comitê organizador da Frente Ampla à rádio local Grupo Fórmula.

Um anúncio público do presidente do PRI, Alejandro Moreno, está previsto para as próximas horas desta quarta-feira.

De ascendência indígena otomí e origem popular, Gálvez é símbolo do despertar de uma oposição que estava fragilizada e dividida, e se tornou alvo de ataques do presidente de esquerda Andrés Manuel López Obrador desde o lançamento de sua candidatura, em junho.

Veja também

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)
EDUCAÇÃO

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Newsletter