Logo Folha de Pernambuco

Guerra na Ucrânia

YouTube bloqueia monetização de canais russos

Receita com o YouTube é obtida por meio da ativação de anúncios nos vídeos

YouTube, maior plataforma de vídeos do mundoYouTube, maior plataforma de vídeos do mundo - Foto: Kirll Kudryavtsev/AFP

O YouTube anunciou, nesse sábado (26), que bloquearia a possibilidade de alguns canais russos, como o da agência RT, monetizarem seu conteúdo na plataforma, devido "às circunstâncias excepcionais" na Ucrânia, invadida pela Rússia.

O YouTube também informou que limitou o acesso ao RT (antes chamado Russia Today) e a outros canais russos na Ucrânia, país invadido nesta semana por tropas russas.

A receita com o YouTube é obtida por meio da ativação de anúncios nos vídeos. "Devido às circunstâncias excepcionais na Ucrânia, estamos tomando uma série de medidas", anunciou um porta-voz da empresa.

Nossas equipes começaram a suspender a possibilidade de alguns canais monetizarem no YouTube, incluindo os canais RT em todo o mundo”, assinalou.

A plataforma especificou que "serão bastante limitadas" as recomendações aos usuários para que assistam a esses canais. “Em resposta a um pedido de um governo, restringimos o acesso ao RT e vários outros canais na Ucrânia”, informou.

No começo do mês, a Alemanha proibiu a rede RT em seu território, o que levou Moscou a fechar o escritório local da emissora alemã Deutsche Welle. O Ocidente acusa a RT de contribuir para a desinformação.

A RT foi criada em 2005, é financiada pelo Estado Russo e possui emissoras e sites em vários idiomas, principalmente inglês, francês, espanhol, alemão e árabe.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter