Logo Folha de Pernambuco

Guerra

Zelensky acusa Rússia de cometer "genocídio" na Ucrânia

Presidente gravoue entrevista que será exibida nos Estados Unidos

Volodymyr Zelensky, presidente da UcrâniaVolodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia - Foto: Handout / UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE / AFP

O presidente Volodymyr Zelensky afirmou em uma entrevista que será exibida neste domingo (3) nos Estados Unidos que as tropas russas estão cometendo um "genocídio" na Ucrânia.

"Isto é genocídio. A eliminação de toda a nação e do povo", disse Zelensky ao programa Face the Nation, do canal CBS, de acordo com uma transcrição divulgada pela emissora, um dia após a divulgação de novas evidências de atrocidades cometidas pelas tropas russas em Bucha, cidade recuperada pelas forças ucranianas.

"Somos os cidadãos da Ucrânia. Nós temos mais de 100 nacionalidades. Trata-se da destruição e extermínio de todas essas nacionalidades", afirmou Zelensky. Três dias após o início da invasão em 24 de fevereiro, a Ucrânia apresentou uma denúncia à Corte Internacional de Justiça de Haia na qual acusava a Rússia de "planejar atos de genocídio".
 

A entrevista será exibida neste domingo, um dia após a divulgação de imagens de corpos de civis espalhados nas ruas da cidade de Bucha, perto de Kiev. O prefeito de Bucha, Anatoly Fedoruk, afirmou que 280 corpos foram enterrados em valas comuns na cidade.

"Somos cidadãos da Ucrânia e não queremos nos submeter à política da Federação Russa. Esta é razão pela qual estamos sendo destruídos e exterminados", declarou Zelensky, segundo a transcrição da CBS. "E isso está acontecendo na Europa do século XXI. Esta é a tortura de toda uma nação", acrescentou.

As imagens e relatos das mortes de civis em Bucha provocaram críticas da comunidade internacional e ameaças de mais sanções contra Moscou.

Veja também

Newsletter