Logo Folha de Pernambuco

ucrânia

Zelensky chega à Grécia para reunião com líderes europeus e dos Bálcãs

O presidente da Ucrância esteve recentemente na Dinamarca e Holanda

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fala durante uma reunião em AtenasPresidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fala durante uma reunião em Atenas - Foto: Angelos Tzortzinis / AFP

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, chegou a Atenas nesta segunda-feira (21) para uma visita oficial, informou o gabinete do primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, e à noite participará de um jantar informal com líderes da União Europeia e dos Bálcãs.

Zelensky, que esteve na Dinamarca e Holanda no fim de semana, dá continuidade à sua passagem inesperada pela Europa, acrescentando uma visita ao país que tem sido um importante aliado da Ucrânia desde o início da invasão russa.

A Grécia forneceu a Kiev ajuda humanitária e militar, como veículos de combate e fuzis Kalashnikov, além de lança-mísseis e munições.

O objetivo "é fazer tudo o que pudermos juntos para proteger a vida humana e a liberdade em nosso lar europeu comum", disse Zelensky em uma mensagem no Telegram antes das reuniões.

"Todos os dias acrescentamos força ao nosso Estado, aos nossos soldados e à nossa cooperação com os nossos parceiros", afirmou.

O primeiro-ministro grego se reúne nesta segunda e terça-feira com autoridades dos Bálcãs. Presidirá um jantar informal que também contará com a presença dos presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, Charles Michel.

Entre os participantes, estão os chefes de Estado de Sérvia, Moldávia, Montenegro e Romênia; os primeiros-ministros de Kosovo, Macedônia do Norte, Bulgária e Croácia; e a presidente do Conselho de Ministros da Bósnia-Herzegovina, informou o gabinete de Mitsotakis, em um comunicado.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter