Zelensky comemora ter atrapalhado planos 'pérfidos' da Rússia na Ucrânia
Presidente elogia resistência de sua população
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, comemorou na noite desta quarta-feira (2) ter atrapalhado os planos "pérfidos" da Rússia em seu país e elogiou a resistência "heroica" de sua população.
"Somos uma nação que quebrou os planos do inimigo em uma semana. Planos escritos há anos: pérfidos, cheios de ódio ao nosso país, nosso povo", afirmou Zelensky em um vídeo postado no Telegram.
O presidente ucraniano afirmou "admirar sinceramente os habitantes heroicos" das cidades que resistem ao avanço das forças russas há sete dias.
Leia também
• Procurador do TPI vai investigar supostos crimes de guerra russos na Ucrânia
• 'É um crime', diz Maduro sobre sanções contra a Rússia por invasão da Ucrânia
• Pentágono teme aumento de vítimas civis ucranianas
Zelensky também afirmou que quase 9.000 soldados russos morreram em uma semana, um número impossível de ser verificado de imediato e que Moscou rejeita.
O primeiro balanço do exército russo, divulgado nesta quarta-feira, cita 498 soldados mortos e 1.597 feridos.
No Twitter, o presidente da Ucrânia afirmou ter conversado por telefone com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, para agradecer as sanções que o Canadá impôs contra Moscou.
Zelensky também declarou ter falado com o presidente cazaque, Masym Jomart Tokayev, uma aliado de Moscou, e terem concordado em "cooperar em questões humanitárias".