Logo Folha de Pernambuco

Guerra na Ucrânia

Zelensky convoca manifestações no mundo contra invasão russa da Ucrânia

Pedido do presidente ucraniano acontece um dia antes da invasão russa na Ucrânia completar um mês

Volodimir Zelensky, pediu nesta, quarta-feira (23), aos cidadãos do mundo que se manifestem contra a invasão russa a seu paísVolodimir Zelensky, pediu nesta, quarta-feira (23), aos cidadãos do mundo que se manifestem contra a invasão russa a seu país - Foto: JACK GUEZ / AFP

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, pediu nesta, quarta-feira (23), aos cidadãos do mundo que se manifestem contra a invasão russa a seu país.

"Venham com símbolos ucranianos apoiar a Ucrânia, apoiar a liberdade, apoiar a vida", disse Zelensky em um vídeo no qual falou em inglês. "Vão para suas praças, para suas ruas, tornem-se visíveis e ouçam", acrescentou.

O pedido do presidente ucraniano acontece na véspera do aniversário de um mês da invasão russa da Ucrânia.

No vídeo, Zelensky exorta os cidadãos a "se oporem à guerra a partir de 24 de março" e se manifestarem contra o conflito.

"Mostrem sua posição, venhma de seus escritórios, suas casas, suas escolas e suas universidades, venham em nome da paz", acrescentou. "O mundo tem que parar a guerra".

Mais de três milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início do conflito, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter