Logo Folha de Pernambuco

GUERRA NO LESTE EUROPEU

Zelensky assina acordos com Croácia e pede unidade europeia para garantir a paz

A reunião conta com a presença de presidentes, chefes de governo e ministros das Relações Exteriores de Albânia, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Grécia, Kosovo, Moldávia, Montenegro, Macedônia do Norte, Romênia, Sérvia, Eslovênia e Turquia

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânai, em discurso na ONUVolodymyr Zelensky, presidente da Ucrânai, em discurso na ONU - Foto: Angela Weiss/AFP

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, assinou um acordo bilateral de cooperação e fortalecimento dos laços entre as indústrias de defesa nesta quarta-feira (9) na Croácia e apelou à unidade europeia para garantir a paz durante a cúpula Ucrânia-Sudeste da Europa.

Zelensky reuniu-se com o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, para discutir "cooperação na defesa e desminagem", cuidados "para os soldados feridos" e assinou "um acordo de cooperação e apoio a longo prazo", informou o presidente ucraniano na rede social X. "Juntos desenvolveremos a cooperação entre as nossas indústrias de defesa", acrescentou.

"A Croácia traz para a Ucrânia a sua experiência única em desminagem, julgamento de crimes de guerra, cuidado de veteranos e a nossa experiência no processo de adesão à União Europeia", escreveu Plenkovic, na mesma rede social.

Nos últimos dois anos, Zagrebe enviou ajuda no valor de 300 milhões de euros (1,8 bilhão de reais na cotação atual) à Ucrânia, principalmente militar, acrescentou Plenkovic, que visitou Kiev três vezes desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.

Depois, durante a cúpula, Zelensky advertiu que "embora possa haver tensões políticas, devemos garantir que a nossa união dentro da Europa permaneça tão estável quanto possível. Se a Europa não estiver unida hoje, não estará em paz. Portanto, os processos de adesão (à União Europeia) devem ser concluídos".

A reunião conta com a presença de presidentes, chefes de governo e ministros das Relações Exteriores de Albânia, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Grécia, Kosovo, Moldávia, Montenegro, Macedônia do Norte, Romênia, Sérvia, Eslovênia e Turquia.

Após o encontro, deve ser anunciada uma nova cooperação militar e assinada uma "Declaração de Dubrovnik" condenando a invasão russa, apoiando a integridade territorial da Ucrânia, a entrada de Kiev na UE e garantindo o apoio à reconstrução do país quando a guerra terminar.

Depois de Dubrovnik, Zelensky pretende viajar para o Vaticano, onde será recebido pelo papa Francisco no Palácio Apostólico durante meia hora.

Veja também

Presidente do México se solidariza com colega colombiano por investigação
diplomacia

Presidente do México se solidariza com colega colombiano por investigação

Dia das Crianças tem programação no Recife e na Região Metropolitana; já há atividades. Confira
Dia das crianças

Dia das Crianças tem programação no Recife e na Região Metropolitana; já há atividades. Confira

Newsletter