Logo Folha de Pernambuco

Guerra na Ucrânia

Zelensky diz que "o mundo deve reagir" após ataque contra represa de Kakhovka

Rússia nega qualquer envolvimento

Presidente ucraniano, Volodimir ZelenskyPresidente ucraniano, Volodimir Zelensky - Foto: Sergei SUPINSKY / AFP

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, afirmou que o "mundo deve reagir" após o ataque que destruiu parcialmente a represa de Kakhovka, no sul do país, uma ação que ele atribui à Rússia, que nega qualquer envolvimento.

"O mundo deve reagir. A Rússia está em guerra contra a vida, contra a natureza, contra a civilização", afirmou no Telegram, antes de acusar Moscou de instalar minas e explodir a represa.

"A Rússia explodiu uma bomba e provocou grandes danos ao meio ambiente", afirmou Zelensky em um discurso por videoconferência para os "Nove de Bucareste", um fórum que reúne nove países de Europa central e do leste do continente que são membros da Otan.

"É a maior catástrofe ambiental provocada pelo ser humano na Europa em décadas", acrescentou o chefe de Estado, em referência aos temores sobre a destruição da flora e da fauna nesta área do sul da Ucrânia.

"A Rússia é culpada por um ecocídio brutal", afirmou Zelensky, para quem as forças de Moscou "devem ser consideradas plenamente responsáveis por seu terror".

Ao rebater a versão russa, o presidente ucraniano argumentou que é "fisicamente impossível explodir (o dique) de uma forma ou de outra pelo lado de fora, com bombardeios".

A Rússia atribuiu a destruição a um ato de "sabotagem deliberado" de Kiev e afirmou que um dos objetivos da Ucrânia é "privar de água" a região da Crimeia, península anexada pela Rússia em 2014 e conectada ao reservatório por meio de um canal.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter