Logo Folha de Pernambuco

guerra na ucrânia

Zelensky diz que Rússia 'concentra suas forças' para 'se vingar' da Ucrânia e da Europa

Segundo o presidente ucraniano, "o sonho de uma Europa pacífica só pode ser realizado com a Ucrânia e lutando contra a Rússia e sua agressão"

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente da Comissão EuropeiaO presidente ucraniano Volodymyr Zelensky durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente da Comissão Europeia - Foto: Sergei Supinsky / AFP)

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, acusou a Rússia nesta quinta-feira (2) de preparar suas forças para "se vingar" da Ucrânia e da Europa, que apoia Kiev contra a invasão russa.

"A Rússia está concentrando suas forças, todos nós sabemos. Ela quer se vingar não só da Ucrânia, mas também da Europa livre", declarou ele em entrevista coletiva com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Segundo o presidente ucraniano, "o sonho de uma Europa pacífica só pode ser realizado com a Ucrânia e lutando contra a Rússia e sua agressão".

A conferência de imprensa conjunta dos dois líderes aconteceu pouco antes de uma reunião de trabalho entre as equipes de Von der Leyen – compostas por 14 comissários europeus e pelo chefe da diplomacia, Josep Borrell – e as de Zelensky.

Um encontro de cúpula entre a União Europeia (UE) e a Ucrânia acontecerá realizada na capital ucraniana na sexta-feira (3), meses depois de o país ter obtido o status de candidato oficial à adesão ao bloco.

A reunião de sexta-feira é uma "etapa lógica e importante" para a "integração" da Ucrânia na UE, defendeu o presidente ucraniano.

A chefe do Executivo europeu anunciou, por sua vez, que o bloco planeja impor novas sanções à Rússia por ocasião do aniversário da invasão, em 24 de fevereiro, medida que Zelensky instou a adotar rapidamente.

"Quanto mais rápidas e qualitativamente" forem aplicadas as sanções, "mais cedo estaremos perto de derrotar a invasão russa", declarou o líder ucraniano.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter