Logo Folha de Pernambuco

Zelensky

Zelensky diz que Ucrânia teve resultados "tangíveis" contra Exército russo no nordeste

Desde o início de sua ofensiva, as forças russas conseguiram capturar várias cidades nesta região

Volodimir Zelensky, presidente ucraniano Volodimir Zelensky, presidente ucraniano  - Foto: Petras Malukas/AFP

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, garantiu, nesta terça-feira (21), que o Exército de seu país está conseguindo resultados "tangíveis" para conter a ofensiva russa lançada em 10 de maio na região de Kharkiv (nordeste).

"Na região de Kharkiv, as nossas forças estão destruindo o ocupante, os resultados são tangíveis", declarou o mandatário ucraniano em seu pronunciamento diário vespertino.

Desde o início de sua ofensiva, as forças russas conseguiram capturar várias cidades nesta região fronteiriça da Rússia e forçaram a Ucrânia, escassa de recursos, a enviar reforços.

Zelensky disse na semana passada que esta poderia ser a "primeira onda" de uma ofensiva mais ampla, especialmente para tomar Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o objetivo era criar uma "zona de segurança" em território ucraniano para colocar fim aos bombardeios das zonas fronteiriças russas.

O porta-voz das forças ucranianas na região, Nazar Volochin, declarou nesta terça-feira televisão que a Ucrânia conseguiu "estabilizar a situação na região, especialmente na cidade de Vovchansk", atual epicentro dos combates.

"Os combates continuam no norte da cidade de Vovchansk e no setor Starytsia. A situação está sob controle", afirmou o Estado-Maior ucraniano.

Zelensky indicou no seu relatório diário que difíceis embates continuavam no leste do país, na região de Donetsk.

"O setor de Pokrovsk e outros setores da região de Donetsk, como Kramatorsk ou Kurajove, seguem sendo extremamente difíceis na atualidade e a maior parte dos combates ocorre lá", disse ele.

Segundo o Estado-Maior Ucraniano, o Exército russo mantém um "alto nível de intensidade" no setor de Pokrovsk e realizou 27 tentativas de romper as defesas de Kiev ao longo do dia.

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Newsletter