Diplomacia

Zelensky espera que Liz Truss ajude a Ucrânia a 'impedir os esforços destrutivos da Rússia'

Truss foi eleita, nesta segunda-feira (5), primeira-ministra do Reino Unido, importante aliado da Ucrânia no conflito contra a Rússia

Volodimir Zelensky, presidente da UcrâniaVolodimir Zelensky, presidente da Ucrânia - Foto: Handout / UKRAINE PRESIDENCY / AFP

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou esperar que a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, ajude a Ucrânia a "impedir os esforços destrutivos" da Rússia, nesta segunda-feira (5).

Acredito que, juntos, poderemos fazer muito mais para proteger nossos povos e impedir todos os esforços destrutivos da Rússia, declarou Zelensky durante seu pronunciamento diário, divulgado nas redes sociais.

O mais importante é preservar nossa união, o que acontecerá, completou.

Zelensky afirmou estar "ansioso" para cooperar com Truss, cujo país é um dos principais pilares de apoio de Kiev na Europa. O presidente ucraniano também afirmou que o Reino Unido "sempre esteve do lado correto da política europeia".

Truss substituiu no cargo o ex-primeiro-ministro Boris Johnson, que tinha ótimo relacionamento com a Ucrânia por seu apoio incondicional ao país e contra a Rússia.

Johnson viajou três vezes à Ucrânia desde o início da invasão russa. Sua última viagem a Kiev aconteceu em 24 de agosto, no dia da Independência ucraniano, quando Zelensky lhe entregou a "Ordem da Liberdade", a mais alta condecoração ucraniana que se pode conceder a um estrangeiro.

Desde o início da guerra, o Reino Unido proporciona um importante apoio militar à Ucrânia.

Veja também

Médico preso por importunação sexual no Recife é solto após pagar fiança de cinco salários mínimos
RECIFE

Médico preso por importunação sexual no Recife é solto após pagar fiança de cinco salários mínimos

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela
DECISÃO

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Newsletter