Zelensky espera que Liz Truss ajude a Ucrânia a 'impedir os esforços destrutivos da Rússia'
Truss foi eleita, nesta segunda-feira (5), primeira-ministra do Reino Unido, importante aliado da Ucrânia no conflito contra a Rússia
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou esperar que a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, ajude a Ucrânia a "impedir os esforços destrutivos" da Rússia, nesta segunda-feira (5).
Acredito que, juntos, poderemos fazer muito mais para proteger nossos povos e impedir todos os esforços destrutivos da Rússia, declarou Zelensky durante seu pronunciamento diário, divulgado nas redes sociais.
O mais importante é preservar nossa união, o que acontecerá, completou.
Leia também
• Grande admiradora de Margaret Thatcher, Liz Truss quer seguir seus passos
• As mulheres no poder na Europa
• UE anuncia acordo por outros 500 milhões em ajuda para Ucrânia
Zelensky afirmou estar "ansioso" para cooperar com Truss, cujo país é um dos principais pilares de apoio de Kiev na Europa. O presidente ucraniano também afirmou que o Reino Unido "sempre esteve do lado correto da política europeia".
Truss substituiu no cargo o ex-primeiro-ministro Boris Johnson, que tinha ótimo relacionamento com a Ucrânia por seu apoio incondicional ao país e contra a Rússia.
Johnson viajou três vezes à Ucrânia desde o início da invasão russa. Sua última viagem a Kiev aconteceu em 24 de agosto, no dia da Independência ucraniano, quando Zelensky lhe entregou a "Ordem da Liberdade", a mais alta condecoração ucraniana que se pode conceder a um estrangeiro.
Desde o início da guerra, o Reino Unido proporciona um importante apoio militar à Ucrânia.