guerra

Zelensky fala de situação "extremamente difícil" diante de avanço russo no leste da Ucrânia

Mesmo com ofensiva surpresa lançada pela Ucrânia em 6 de agosto no oblast de Kursk, a Rússia continua ganhando terreno na província ucraniana de Donetsk

O presidente da Ucrânia, Volodymyr ZelenskyO presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky - Foto: Sergei Chuzavkov / AFP

A situação é "extremamente difícil" para o Exército ucraniano perto da cidade de Pokrovsk diante do avanço das tropas russas em direção a este centro logístico no leste do país, declarou o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, nesta quarta-feira (28).

O cenário "em Pokrovsk e outras áreas do Donbass é extremamente difícil. Os principais esforços da Rússia e seu maior número de tropas estão concentrados lá", declarou o presidente, acrescentando que a ofensiva ucraniana no oblast (província) russo de Kursk impede Moscou de "colocar mais pressão" no leste da Ucrânia.

"A resiliência de cada uma de nossas unidades e nossa capacidade de destruir o ocupante é muito alta. Quero agradecer a cada soldado, a cada comandante que ocupa suas posições", continuou.

Apesar da ofensiva surpresa lançada pela Ucrânia em 6 de agosto no oblast de Kursk, a Rússia continua ganhando terreno na província ucraniana de Donetsk, que pretende conquistar em sua totalidade.

O Exército russo reivindicou na terça-feira a captura do povoado de Orlivka em seu avanço rumo à cidade mineira de Pokrovsk.

Também em Donetsk, as autoridades decidiram, na segunda-feira, ampliar as evacuações no entorno da cidade de Kostiantinivka, a cerca de 15 km do front, devido à "deterioração das condições de segurança".

Veja também

Delegado da PF diz que há indícios de ação coordenada em incêndios
JUSTIÇA

Delegado da Polícia Federal diz que há indícios de ação coordenada em incêndios

Ex-presidente uruguaio Mujica recebe alta seis dias após operação
Mujica

Ex-presidente uruguaio Mujica recebe alta seis dias após operação

Newsletter