INTERNACIONAL

Zelensky faz viagem inesperada à Alemanha

O objetivo de sua viagem é ir à base militar de Wiesbaden, de onde se coordena a ajuda dos aliados da Ucrânia, afirmou o porta-voz da Presidência ucraniana

Zelensky Zelensky  - Foto: Thomas Coex/AFP

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, viajou para a Alemanha nesta quinta-feira (14), uma viagem que não estava prevista em sua agenda e que acontece no momento em que a Ucrânia tenta manter o apoio ocidental à guerra contra a Rússia.

"Zelensky tem reuniões na região do Rhein-Main", localizada no oeste da Alemanha, perto da cidade de Frankfurt, disse um porta-voz da polícia alemã à AFP nesta quinta.

"O objetivo de sua viagem é ir à base militar de Wiesbaden (oeste), de onde se coordena a ajuda dos aliados" da Ucrânia, afirmou o porta-voz da Presidência ucraniana, Sergei Nikiforov.

Em 2022, os Estados Unidos estabeleceram um centro de coordenação da ajuda para a Ucrânia na base militar de Clay, perto da cidade de Wiesbaden.

A visita inesperada de Zelensky à Alemanha acontece um dia depois de ele ter-se reunido em Oslo, na Noruega, com os líderes de cinco países do norte da Europa, que prestam uma importante ajuda a Kiev.

Depois de seu Exército ter feito poucos avanços na contraofensiva iniciada em junho, o governo ucraniano teme uma diminuição da ajuda militar e econômica recebida de seus aliados ocidentais.

Os líderes da União Europeia (UE) se reúnem hoje e amanhã em Bruxelas para chegar a um acordo sobre um novo pacote de ajuda, avaliado em cerca de 50 bilhões de euros (US$ 55 bilhões, ou R$ 269,5 bilhões na cotação atual).

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter