Logo Folha de Pernambuco

guerra na ucrânia

Zelensky homenageia o "povo livre" da Ucrânia no Dia da Independência

Presidente ucraniano agradeceu aos soldados, às suas famílias, aos professores, médicos, enfermeiros e a todos que ajudaram na "defesa da Ucrânia"

Volodymyr ZelenskyVolodymyr Zelensky - Foto: Sergei Supinsky / AFP

O presidente Volodimir Zelensky homenageou nesta quinta-feira (24) o “povo livre” ucraniano por ocasião do Dia da Independência da Ucrânia, país em guerra há 19 meses.

"O grande povo da grande Ucrânia celebrando hoje um grande dia: o Dia da Independência! A festa de um povo livre. A festa de pessoas fortes. A festa de pessoas dignas. A festa de pessoas iguais", afirmou em um comunicado.

O presidente ucraniano agradeceu aos soldados, às suas famílias, aos professores, médicos, enfermeiros e a todos que ajudaram na "defesa da Ucrânia" contra a agressão russa.

“Todos que sobreviveram à ocupação são importantes”, destacou. Quase 20% do território ucraniano está sob controle da Rússia, apesar das tentativas de Kiev de expulsar as tropas de Moscou das regiões leste e sul do país, em particular com uma contraofensiva iniciada em junho.

Em um comunicado, o comandante do exército ucraniano, Valeri Zaluzhny, enalteceu a Ucrânia, “país do povo orgulhoso, heróico e corajoso”.

O diretor do serviço de inteligência militar ucraniano, Kyrylo Budanov, registrou no Telegram que a nação tem um "objetivo comum, vencer, e um sonho comum, construir um futuro independente, pacífico, seguro e próspero".

O diretor das forças de segurança do país, Vasyl Maliuk, afirmou que a Ucrânia “está de pé”, apesar da invasão russa, iniciada em fevereiro de 2022.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter