Logo Folha de Pernambuco

mundo

Zelensky participará da comemoração do 80º aniversário do Desembarque na Normandia

O Desembarque dos aliados na Normandia foi uma etapa crucial da libertação da Europa do jugo nazista em 1944

Esta fotografia mostra bunkers (Blockhaus) da Muralha do Atlântico, desabados nas dunas de areia em Lokken, no oeste da DinamarcaEsta fotografia mostra bunkers (Blockhaus) da Muralha do Atlântico, desabados nas dunas de areia em Lokken, no oeste da Dinamarca - Foto: Olivier Morin/AFP

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, participará, em 6 de junho, da comemoração na França do 80º aniversário do Desembarque na Normandia, anunciou, nesta terça-feira (28), seu contraparte francês, Emmanuel Macron, durante uma visita de Estado à Alemanha.

"Terei a oportunidade, quando o presidente Zelensky visitar a França para o Dia D, na semana que vem, de recebê-lo e nesse momento expressar-lhe muito precisamente o que faremos" para seguiir apoiando a Ucrânia, afirmou Macron durante uma coletiva de imprensa na Alemanha com o chefe de Governo alemão, Olaf Scholz.

"Não farei comentários sobre o que foram comunicações descoordenadas e infelizes", acrescentou, em resposta a uma pergunta sobre o possível envio de instrutores militares franceses à Ucrânia, invadida pela Rússia em fevereiro de 2022.
 

O Desembarque dos aliados na Normandia foi uma etapa crucial da libertação da Europa do jugo nazista em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.

Foi o maior da história quanto ao número de navios que participaram: de 6.939 navios 132.700 homens desembarcaram na região francesa, principalmente britânicos, americanos e canadenses.

As comemorações que ocorrerão em 6 de junho reunirão cerca de 25 líderes, incluindo o presidente americano, Joe Biden, e o rei britânico, Charles III.

A Rússia será convidada para a cerimônia em reconhecimento à sua contribuição para a vitória sobre a Alemanha nazista, mas seu presidente, Vladimir Putin, não será chamado devido à "guerra de agressão" russa na Ucrânia, anunciou o organizador das comemorações em meados de abril.

Veja também

Confrontos entre sunitas e xiitas deixam mais de 80 mortos no Paquistão
MUNDO

Confrontos entre sunitas e xiitas deixam mais de 80 mortos no Paquistão

Países em desenvolvimento tacham de "insulto" acordo climático da COP29
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Países em desenvolvimento tacham de "insulto" acordo climático da COP29

Newsletter