Logo Folha de Pernambuco

GUERRA NA UCRÂNIA

Zelensky pede decisão rápida aos ocidentais sobre caças oferecidos pela Polônia

Washington considera a decisão inviável

Volodimir Zelensky, presidente ucranianoVolodimir Zelensky, presidente ucraniano - Foto: Ukraine Presidency / AFP

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu nesta quarta-feira aos países ocidentais que tomem uma decisão "rápida" sobre a proposta polonesa de enviar caças Mig-29 para ajudar o país a enfrentar a invasão russa.

"Tomem uma decisão o mais rápido possível, enviem seus aviões", pediu o presidente em um vídeo publicado no aplicativo Telegram. 

A Polônia propôs na terça-feira entregar aos Estados Unidos seus aviões de combate para que o país envie à Ucrânia, mas Washington considerou a proposta "inviável".

John Kirby, porta-voz do Pentágono, afirmou em um comunicado que ajudar militarmente a Ucrânia contra o ataque da Rússia "representa importantes preocupações para a Otan em seu conjunto".

A Rússia advertiu que a proposta da Polônia criaria um "cenário potencialmente perigoso".

"Agradecemos a Polônia" afirmou Zelensky nesta quarta-feira, antes de lamentar que nenhuma decisão a respeito tenha sido tomada, no 14º dia da ofensiva russa.

"As propostas polonesas não estão sendo apoiadas", lamentou. "Quando haverá uma decisão?", perguntou o presidente ucraniano.

Apenas alguns países do leste da Europa, ex-membros do Pacto de Varsóvia, possuem oficialmente Mig-29 soviéticos, cujas características correspondem às necessidades ucranianas para enfrentar os ataques da Rússia.

Veja também

Europa registra primeira extinção provável de uma ave desde que existem controles
Extinção

Europa registra primeira extinção provável de uma ave desde que existem controles

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda
Bolsonaro

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

Newsletter