Zelensky visita a região de Donetsk, próxima ao front no leste da Ucrânia
Presidente visitou unidades militares envolvidas nos combates perto da cidade de Bakhmut
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, visitou, nesta segunda-feira (26), as imediações da linha de frente de batalha na região de Donetsk, no leste do país, parcialmente ocupado pelas forças russas.
Segundo um comunicado divulgado por seu gabinete, o presidente visitou unidades militares envolvidas nos combates perto da cidade de Bakhmut e se reuniu com soldados que descansavam em um posto de gasolina.
Zelensky conversou com soldados e oficiais do Grupo Operacional e Estratégico Khortytsia, que opera na frente leste da Ucrânia, na região de Dombass.
Moscou reivindicou, formalmente, a anexação da região de Donetsk, ocupada pelas forças russas de modo parcial desde 2014, mas a Ucrânia lançou uma contraofensiva.
Leia também
• Vale no Brasil? Nigéria organiza votação popular para decidir futuro do técnico da seleção
• Filme de terror com versão macabra do Ursinho Pooh confirma estreia no Brasil; saiba a data
• De volta ao Brasil, Lula deve arbitrar sobre Ministério do Turismo e emendas
Nas últimas semanas, Kiev reivindicou avanços no norte e no sul da cidade de Bakhmut, tomada pela Rússia em maio, após meses de combates sangrentos.
Durante a parte mais formal de sua visita, Zelensky entregou medalhas e foi ouvido pelo comandante da força conjunta regional, coronel-general Oleksandr Sirskii, sobre a situação no "front".
O presidente também teve momentos mais descontraídos com os soldados, tomando café e tirando selfies com os militares estacionados na área, relatou o gabinete, compartilhando fotos da parte mais informal da visita.
"O presidente desejou saúde e boa sorte aos soldados", segundo o comunicado.