Logo Folha de Pernambuco

Ucrânia

Zelensky visita a região de Donetsk, próxima ao front no leste da Ucrânia

Presidente visitou unidades militares envolvidas nos combates perto da cidade de Bakhmut

Zelensky visita a região de DonetskZelensky visita a região de Donetsk - Foto: AFP / Serviço de imprensa presidencial da Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, visitou, nesta segunda-feira (26), as imediações da linha de frente de batalha na região de Donetsk, no leste do país, parcialmente ocupado pelas forças russas.

Segundo um comunicado divulgado por seu gabinete, o presidente visitou unidades militares envolvidas nos combates perto da cidade de Bakhmut e se reuniu com soldados que descansavam em um posto de gasolina.

Zelensky conversou com soldados e oficiais do Grupo Operacional e Estratégico Khortytsia, que opera na frente leste da Ucrânia, na região de Dombass.

Moscou reivindicou, formalmente, a anexação da região de Donetsk, ocupada pelas forças russas de modo parcial desde 2014, mas a Ucrânia lançou uma contraofensiva.

Nas últimas semanas, Kiev reivindicou avanços no norte e no sul da cidade de Bakhmut, tomada pela Rússia em maio, após meses de combates sangrentos.

Durante a parte mais formal de sua visita, Zelensky entregou medalhas e foi ouvido pelo comandante da força conjunta regional, coronel-general Oleksandr Sirskii, sobre a situação no "front".

O presidente também teve momentos mais descontraídos com os soldados, tomando café e tirando selfies com os militares estacionados na área, relatou o gabinete, compartilhando fotos da parte mais informal da visita.

"O presidente desejou saúde e boa sorte aos soldados", segundo o comunicado.

Veja também

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT esta sexta
PARALISAÇÃO

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT hoje

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Newsletter