Ciclomobilidade

Zona Norte do Recife ganha mais dois quilômetros de ciclofaixa

Ciclofaixa liga a rua Amélia, nas Graças, ao Espinheiro

Ciclofaixa da rua Amélia, na Zona Norte do RecifeCiclofaixa da rua Amélia, na Zona Norte do Recife - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Em busca da ampliação da rota cicloviária da Cidade, a ciclofaixa Amélia foi implementada nesta quinta-feira (25), na Zona do Recife. Por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a Prefeitura do Recife (PCR) começou o trabalho de divulgação do trecho de 2 quilômetros da Rua Amélia, pegando sua extensão do bairro das Graças até o bairro do Espinheiro, nas proximidades da Rua da Hora. Com o trecho, o município chega a 150 quilômetros na malha destinada aos ciclistas.

Segundo a PCR, a ciclofaixa passará pelas ruas da Hora, Esmeraldino Bandeira, Antônio Novais e Alberto Paiva e se interligará com a Rota Graça Araújo (que passa pelas ruas Buenos Aires, Leopoldo Lins, Alvares de Azevedo até a ciclovia Graça Araújo), que abrange o bairro de Santo Amaro, no Centro.

De acordo com a CTTU, a inauguração da nova ciclofaixa amplia a conexão da Zona Norte com o Centro, em um percurso de 63 quilômetros. Pela Pesquisa de Origem e Destino, a Amélia possui 1,1 mil ciclistas diários nas proximidades da Avenida Rui Barbosa. A CTTU explica que a implementação de uma rota de ciclismo se torna estratégica para a região, tendo em vista que mais pessoas se sentem estimuladas a usar bicicleta, além da instalação do Parque das Graças, o qual terá acesso direto pela ciclofaixa.

"A mobilidade sustentável é um dos pilares da nossa gestão, tanto para pensar a cidade que queremos deixar para as próximas gerações, como, também, para fomentar as mudanças de hábitos agora porque nós queremos olhar a cidade e estar mais perto das pessoas, isso é urgente e as nossas equipes têm trabalhado com afinco nesse sentido", explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. 

Fim de abril

Por enquanto, a ciclofaixa está sendo sinalizada e funcionará plenamente até o fim de abril. Durante a passagem da Folha de Pernambuco pelo local, carros invadiram alguns trechos, atrapalhando os ciclistas que circulavam pela via. Como ainda está em início de implementação, a CTTU explicou que vem fazendo um trabalho de divulgação e que o funcionamento do equipamento será pleno no fim de abril, com toda a sinalização da ciclofaixa e orientadores de trânsito.

Para os ciclistas da região, o equipamento traz alívio para o tráfego e a oportunidade de mais segurança no trânsito. “Precisa de muita educação do motorista. Eu acho que o ciclista avançou muito no Recife e a gente precisa que os motoristas entendam que somos veículos na rua tambem", conta o jornalista Jonatas Campos, que faz o percurso do bairro da Torre à Boa Vista.

A opinião é compartilhada com o autônomo Clodoaldo José da Silva, que atravessa a Zona Norte, ao trafegar de Olinda à Caxangá sobre a bicicleta. “Está faltando mais segurança sim, mas o principal é o respeito dos condutores. Não respeitam os ciclistas, passam o fino. Pelo menos com essa faixa aqui fica mais tranquilo”, afirma. 

Veja também

Novo balão de lixo enviado pela Coreia do Norte provoca incêndio em telhado de prédio em Seul
MUNDO

Novo balão de lixo enviado pela Coreia do Norte provoca incêndio em telhado de prédio em Seul

Tufão mais poderoso em 75 anos, Bebinca atinge o solo em Xangai
CHINA

Tufão mais poderoso em 75 anos, Bebinca atinge o solo em Xangai

Newsletter