Logo Folha de Pernambuco

Brasil

61% dos brasileiros veem militares envolvidos em irregularidades sob Bolsonaro, diz Datafolha

Índice vai a 69% entre os mais ricos e a 70% entre moradores do Nordeste

Ex-presidente Jair Bolsonaro durante evento do ExércitoEx-presidente Jair Bolsonaro durante evento do Exército - Foto: AFP

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado apontou que 61% dos eleitores brasileiros acreditam que oficiais das Forças Armadas estiveram envolvidos em irregularidades durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para 25% os militares não estiveram envolvidos e 14% dizem não saber.

A crença no envolvimento de militares é maior entre pessoas que dizem estar informadas sobre o caso de joias dadas à Presidência da República que são foco de investigação de um suposto esquema de negociação ilegal que envolve militares como o ex-ajudante de ordens e tenente-coronel Mauro Cid. Dos 77% que dizem conhecer o caso 65% acreditam que militares e estão envolvidos em irregularidades, enquanto 24% acham que não.

O índice vai a 69% entre os mais ricos, com renda mensal acima de 10 salários mínimos, e a 70% entre moradores do Nordeste, reduto eleitoral do PT.

A pesquisa também fez um recorte entre petistas e bolsonaristas: 84% dos apoiadores do atual presidente Lula veem envolvimento militar, enquanto 52% dos apoiadores de Bolsonaro o descartam.

O Datafolha ouviu 2.016 pessoas última terça e quarta-feira em 139 cidades. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja também

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)
Cláudio Humberto

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)

Newsletter