Eleições 2022

Alckmin, Haddad e França lideram corrida para governo de SP, diz Datafolha

Ex-tucano larga na frente, mas articulação de chapa como vice de Lula pesa na disputa e abre caminho a outras combinações de cenário no estado

Alckmin, Haddad e França lideram corrida para governo de SPAlckmin, Haddad e França lideram corrida para governo de SP - Foto: Reprodução

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (sem partido, após formalizar a saída do PSDB), lidera a corrida para o Palácio dos Bandeirantes segundo a pesquisa mais recente divulgada pelo Datafolha. Alckmin é seguido pelo ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) e pelo ex-governador Márcio França (PSB).

Na primeira hipótese, o ex-tucano larga na frente com 28% das intenções de voto, seguido por Haddad (19%), França (13%), Guilherme Boulos (PSOL, 10%) e o ministro Tarcísio Gomes de Freitas (sem partido, 5%). Arthur do Val (Patriota) aparece com 2% e Vinicius Poit (Novo) e Abraham Weintraub (sem partido), com 1%. Brancos e nulos somam 16%, e 4% dos entrevistados não opinaram.

Esse cenário não incluiu o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), uma vez que quando o levantamento começou a ser feito Alckmin ainda estava no PSDB. O Datafolha ouviu 2.034 eleitores entre os dias 13 e 16 deste mês, em 70 municípios de São Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa vem à tona no momento em que Alckmin e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) articulam a formação de uma chapa para a disputa das eleições presidenciais no ano que vem. E mostra como essa negociação, que avança mas ainda não foi formalizada, pode "bagunçar" o cenário da sucessão de João Doria (PSDB) no governo paulista.

Isso porque, em um segundo cenário, sem Alckmin no páreo, é Haddad que lidera, com 28% dos votos, mais que os 23% registrados há três meses. Já França aparece com 19%, mesmo índice da pesquisa anterior, enquanto Boulos oscila de 13% para 11%. Em seguida vêm Tarcísio, que sobe de 6% para 7%, Garcia, de 5% para 6%, Arthur do Val, de 5% para 3%, Weintraub, de 2% para 1%, e Poit permanece em 1%. Os votos brancos e nulos somam 21%, e 4% não responderam.

Em um terceiro cenário, sem Alckmin, e também sem Haddad, o ex-governador França passa à liderança da corrida com 28%, seguido por Boulos, com 18%. Depois vêm, empatados, Tarcício e Garcia, com 8%. Arthur do Val fica com 4%, Weintraub com 2%, e Poit, 1%.

Veja também

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral
ELEIÇÕES 2024

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; entenda o que está em jogo
BRASIL

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; entenda o que está em jogo

Newsletter