Logo Folha de Pernambuco

BRINCADEIRA

Alckmin posta meme após cobrança de Lula para ser ''mais ágil'': ''Tenho dialogado todos os dias''

Na segunda-feira, o presidente fez novas cobranças aos ministros para melhorar diálogo com Congresso

Geraldo AlckminGeraldo Alckmin - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Um dia após ser cobrado publicamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para "ser mais ágil" e melhorar as relações com o Congresso Nacional, o vice-presidente Geraldo Alckmin publicou um meme sobre o assunto (23), nesta terça-feira no X (antigo Twitter).

“O presidente Lula pediu para acelerar. Pé na tábua!”, diz mensagem em montagem do desenho animado Papa-Léguas com o rosto de Alckmin.

"Ele tem toda razão de cobrar de seu governo empenho para acelerar as negociações com o Congresso. Tenho dialogado todos os dias com parlamentares que estão nos ajudando a negociar a aprovação de projetos estruturantes. Somente este ano foram 52 reuniões, com 75 parlamentares", escreveu o vice-presidente na legenda da publicação.

Em solenidade no Palácio do Planalto nesta segunda, Lula fez novas cobranças aos ministros para reforçar o diálogo com o Legislativo e citou auxiliares com maior destaque na Esplanada para passar o recado de que é preciso insistir na aproximação. O petista chegou a dizer que o titular da Fazenda, Fernando Haddad, deveria "ao invés de ler um livro, perder algumas horas conversando no Senado e na Câmara".

Em café com jornalistas nesta manhã, o presidente minimizou a fala feita aos ministros palacianos. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou que o comentário foi "uma brincadeira".

O recado do presidente ocorre em um momento em que o modelo da interlocução entre os dois Poderes, liderada por Alexandre Padilha (Secretaria de Assuntos Institucionais), é atacada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), além de ser criticada internamente, até mesmo pelas bancadas do PT.

Para Lula, contudo, "não há crise":

— Todas as coisas vão ser aprovadas e todas as coisas serão acordadas, na medida do possível (...) com a participação obviamente da Casa Civil e do Ministro da Articulação Política. Isso vai acontecer, portanto, não tem nenhuma divergência que não possa ser superada.

Veja também

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232
PE na Estrada

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232

Advogado diz que Cid confirmou que Bolsonaro sabia de plano para matar Lula, mas depois recua
DEPOIMENTO

Advogado diz que Cid confirmou que Bolsonaro sabia de plano para matar Lula, mas depois recua

Newsletter