Geraldo Alckmin será anunciado nesta quinta-feira (22) como ministro da Indústria
Presidente eleito divulgará ainda hoje mais nomes para compor a Esplanada dos Ministérios
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar, nesta quinta-feira (22) o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio a partir de janeiro de 2023.
Quem garante são os integrantes do núcleo duro de Alckmin e Lula, para os quais está 90% certa a oficialização durante nova leva de anúncios de nomes para ocupar a Esplanada dos Ministérios.
O anúncio contraria as declarações de Lula, em novembro último, de que Alckmin não disputaria vaga de ministro por ser vice-presidente (eleito). Além do ex-governador de São Paulo, o petista vai anunciar outros nomes do primeiro escalão para o o governo dele.
Leia também
• Lula anuncia novos ministros nesta quinta-feira (22) de olho em base ampla no Congresso
• Lula escolhe vice-presidente do PT para comandar secretaria-geral da Presidência
• Lewandowski tranca ação da Lava-Jato contra Geraldo Alckmin
O ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT) será confirmado como futuro ministro da Educação.
O ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) ficará com o Ministério dos Portos e Aeroportos, uma das partes do atual Ministério da Infraestrutura. Já o Ministério do Trabalho irá parar nas mãos do deputado federal Luiz Marinho (PT-SP).
O cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência ficará com o deputado federal Márcio Macedo (PT-SE), que foi tesoureiro da campanha de Lula.