Brasil

Alcolumbre marca sabatina de indicados de Lula ao STJ após um mês

Senador também disse que reforma tributária pode ser discutida

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) se reuniu com Lula para alinhavar novos espaços do União Brasil no governoO senador Davi Alcolumbre (União-AP) se reuniu com Lula para alinhavar novos espaços do União Brasil no governo - Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, anunciou nesta quarta-feira que as sabatinas dos indicados para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) irão acontecer na próxima semana. As autoridades foram escolhidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e enviadas ao Senado há pouco mais de um mês, no dia 14 de setembro.

Os indicados de Lula para o STJ são os desembargadores José Afrânio Vilela, Teodoro Santos e a advogada Daniela Teixeira.

Alcolumbre disse na sessão de hoje da CCJ que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu convocar um esforço concentrado na próxima semana para votar indicação de autoridades. Além das vagas no STJ, há cargos indefinidos na Defensoria Pública da União e no Conselho Nacional de Justiça.

"Ele (Pacheco) convocou esforço concentrado para a próxima semana com a presença física dos senadores no Senado Federal. Já que ele convocou, eu como presidente da comissão informo que na semana que vem não teremos deliberação de matérias. Vou aproveitar o esforço concentrado determinado pelo presidente Rodrigo Pacheco e vamos fazer a sabatina das três autoridades indicadas para o Superior Tribunal de Justiça que está pendente de deliberação" declarou Alcolumbre.

O senador do União Brasil afirmou, no entanto, caso o senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresente o relatório da Reforma Tributária, a CCJ irá também discutir o texto na próxima semana.

Aliados do governo federal estavam insatisfeitos com a indefinição sobre as sabatinas dos ministros do STJ. O entendimento era que o presidente da CCJ queria usar a votação para influenciar nas vagas que estão abertas na Procuradoria-Geral da República e no Supremo Tribunal Federal, que ainda não foram definidas por Lula.

           

Veja também

Lula se queixa de "supremacia branca" em cerimônia do Judiciário
STJ

Lula se queixa de "supremacia branca" em cerimônia do Judiciário

Dono da mansão em que Marçal mora, advogado vira o maior doador da campanha e promete ainda mais
Eleições são Paulo

Dono da mansão em que Marçal mora, advogado vira o maior doador da campanha e promete ainda mais

Newsletter