Além de capacete de grafeno, família Bolsonaro investe em vinhos, perfume e kits de maquiagem
Mais novo produto da família será lançado hoje em uma feira de motopeças de São Paulo
Além do capacete de grafeno que será lançado por Jair Bolsonaro (PL) nesta terça-feira (11), em uma feira de motocicletas em São Paulo, a família do ex-presidente acumula uma série de negócios que tem no seu capital político o principal atrativo de venda.
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A lista envolve desde vinhos e kits de maquiagem até cursos voltados para apoiadores na internet.
A mais recente empreitada deriva da empresa "Bravo Grafeno", fundada pelo próprio Bolsonaro e por seu filho "01", o senador Flávio Bolsonaro, e mais três pessoas em junho do ano passado.
A companhia aparece como optante do Simples Nacional, com capital social declarado de R$ 100 mil e escritório em Brasília (DF). A atividade principal é o "comércio a varejo de peças e acessórios novos para motocicletas e motonetas".
Curso online
Em uma live com mais de 2,4 milhões de visualizações no ano passado, Bolsonaro e seus filhos Carlos, Eduardo e Flávio anunciaram a "Ação Conservadora", uma plataforma de treinamento destinada a candidatos, lideranças locais e apoiadores.
O negócio prometia, a custo de R$ 297,90 à vista, ensinar o aluno a “desfazer as mentiras da esquerda”, “ser eleito em 2024, mesmo sem recursos financeiros” e se tornar uma “liderança local e influenciar pessoas”. Os membros do curso teriam direito a uma conversa por vídeo com a família.
A "Ação Conservadora" aparece sob o guarda-chuva da empresa Eduardo Bolsonaro Cursos LTDA, cujo CNPJ, segundo o site da Fazenda, foi criado em abril de 2022. Na prestação de contas de 2022, Eduardo declarou ter faturado R$ 600 mil com a venda de “um treinamento on-line” pela empresa.
Caneca mágica e kit festa
Foi usando essa mesma firma que o filho "03" lançou, em fevereiro do ano passado, a "Bolsonaro Store", com produtos que reverenciam o ex-presidente.
Exemplos de produtos à venda são um calendário, com momentos marcantes da trajetória de Bolsonaro, uma "caneca mágica", que ao receber líquido quente mostra a silhueta do ex-presidente; troféu com o slogan "Deus, pátria, família e liberdade", um saca-rolhas e até um kit de festa com o tema Bolsonaro.
Os preços variam de R$ 9,90 a R$ 199,90. O item mais caro é um kit caipirinha. Recentemente, a loja passou a comercializar também produtos que remetem ao presidente americano, Donald Trump.
Livros
Outro mercado explorado pela família é o editorial. A “livraria Eduardo Bolsonaro”, fruto de uma parceria com o Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico (Cedet), vende obras do guru do bolsonarismo Olavo de Carvalho e títulos como “O mínimo sobre Globalismo” e “Feminismo: perversão e subversão”.
Quando foi lançada, a livraria tinha em suas prateleiras virtuais produções literárias de escritores contestados pelo bolsonarismo, a exemplo de Chico Buarque e Paulo Coelho, mas boa parte foi tirada do acervo.
Eduardo e Carlos também apostaram no lançamento de livros próprios. O deputado é coautor de “Jair Bolsonaro: Fenômeno Ignorado”, publicado em 6 setembro de 2022, no qual descreve o próprio pai como “uma das figuras mais desprezadas da política brasileira”.
O vereador, por sua vez, lançou em agosto do ano passado um livro digital sobre o início da estratégia digital que ele montou para o pai. Chamado de “Redes sociais e Jair Bolsonaro: o começo de tudo”.
Maquiagem
Nem a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro escapou dos negócios. Já longe da presidência, Michelle fez às vezes de blogueira e lançou, em março de 2023, uma linha de produtos cosméticos que leva seu nome e é vendida no site do maquiador Agustin Fernandez.
A ex-primeira-dama também virou recentemente dona de uma agência de marketing. A MPB Business LTDA iniciou suas atividades em fevereiro de 2023 tendo Michelle como única sócia e um capital social de R$ 10 mil.
Perfume
Nos últimos meses, Eduardo ainda passou a divulgar a marca Vinho Bolsonaro, criada por dois empresários apoiadores do ex-presidente. Numa publicação no Instagram em novembro, o deputado diz ter a “satisfação de estar entrando nesse projeto” e que antes era consumidor e agora está “participando de dentro”.
Uma série de outros produtos criados por apoiadores foram presenteados à família, a exemplo da picanha e do perfume Bolsonaro. No caso da fragrância "Mito", ela é desenvolvida em parceria.