Logo Folha de Pernambuco

justiça

Alexandre de Moraes autoriza transferência para Brasília de militar envolvido em trama golpista

Hélio Ferreira Lima está preso há duas semanas no Rio de Janeiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes  - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a transferência para Brasília do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, preso há duas semanas pela suspeita de ter participado de um plano de golpe de Estado. Na segunda-feira, Moraes já havia tomado a mesma medida para dois outros militares investigados.

A justificativa para a transferência de Lima foi o fato de seus filhos morarem em Brasília. Ele ficará detido em instalações do Comando Militar do Planalto e poderá receber visitas da esposa e dos filhos, além de advogados.

Moraes também já autorizou a transferência para Brasília do general da reserva Mario Fernandes e do tenente-coronel Rodrigo Bezerra de Azevedo. Os dois, além de Lima, foram presos na Operação Contragolpe, que investiga um plano para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o próprio Moraes.

Hélio Ferreira Lima está afastado de suas funções desde fevereiro, devido à suspeita de participação na trama golpista. Ele foi preso em Niterói, para onde havia viajado para participar da formatura de membros das Forças Especiais.

Veja também

Alcolumbre promete acelerar votação de projeto que veda militar como ministro da Defesa
Senado

Alcolumbre promete acelerar votação de projeto que veda militar como ministro da Defesa

Governo federal discute nova Política Nacional de Inteligência
Mudanças

Governo federal discute nova Política Nacional de Inteligência

Newsletter