FAKE NEWS

Alvos da PF foram apontados como ''influências golpistas'' para Bolsonaro em relatório de CPI

Ex-assessores de Bolsonaro, Filipe Martins e Tercio Arnaud são investigados por uma tentativa de golpe de Estado

Jair Bolsonaro Jair Bolsonaro  - Foto: Evaristo Sá/AFP/arquivo

Alvos da Polícia Federal nesta quinta-feira (8) em uma operação que investiga uma tentativa de golpe de Estado, dois assessores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram apontados como "influências golpistas" no relatório final da CPI das Fake News, elaborado pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA) em 2019.

Segundo o documento, que não chegou a ser apresentado, os depoimentos do general Santos Cruz e da ex-deputada federal Joice Hasselmann comprovaram uma forte influência de Filipe Martins e Tercio Arnaud nas decisões de Bolsonaro. Nesta quinta-feira, Martins foi preso e Arnaud alvo de mandados de busca e apreensão.

"Também foram destacados servidores comissionados que atuam no Palácio do Planalto, que na CPMI das Fake News ficaram popularmente conhecidos como 'Gabinete do Ódio'. Destacam-se, nessas atividades de formulação de notícias falsas, os assessores Filipe Martins, Felipe Mateus, Mateus Diniz, José Matheus e Tercio Arnaud", diz trecho do documento.

A CPI das Fake News foi encerrada sem que a investigação tivesse uma conclusão após sessões de embate entre a base de Bolsonaro e a oposição. Isto porque foi paralisada no primeiro trimestre de 2020 e não houve interesse em reativar o colegiado antes do final da última legislatura, que foi encerrada em dezembro de 2022.

A operação desta quinta-feira tem como objetivo apurar uma organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Tércio Arnaud Tomaz, ex-assessor presidencial, está entre os 33 alvos de busca e apreensão. Ele é apontado como um dos pilares do chamado "gabinete de ódio", estrutura que ficava no Palácio do Planalto que teria como objetivo a divulgação de notícias falsas e mensagens difamatórias a adversários.

Já Filipe Martins, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, foi preso na casa de sua namorada, em Ponta Grossa, no Paraná. Sua defesa afirmou não ter acesso aos autos do processo.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter