André Mendonça será o relator do pedido de impeachment do ministro da Defesa
A solicitação afirma que o ministro da Defesa cometeu crime de responsabilidade por causa da nota que foi emitida pelas Forças Armadas sobre o resultado das urnas
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido, através de sorteio, como o relator do pedido de impeachment do ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira. Um grupo de advogados protocolou um pedido de afastamento do oficial da pasta.
A solicitação afirma que o ministro da Defesa cometeu crime de responsabilidade por causa da nota que foi emitida pelas Forças Armadas sobre o resultado das urnas. O relatório feito pelos representantes do Exército, da Marinha e Aeronáutica "não exclui a possibilidade da existência de fraude" nas urnas eletrônicas.
"Ainda que tenha se afirmado, de forma ambígua, que não havia sido apontada nenhuma fraude, o objetivo era claro e foi sentido nas ruas, inflamando vários protestos de caráter golpista país afora", diz parte do documento.
Além da saída de Paulo Sérgio Nogueira, os advogados solicitaram operações de busca e apreensão tanto no gabinete quanto na residência oficial do ministro. O documento também propõe que o STF faça uma intimação ao ministro, aos três comandantes das Forças Armadas e ao presidente Jair Bolsonaro (PL) para que expliquem um eventual apoio aos atos que bolsonaristas estão realizando pelo Brasil.