Logo Folha de Pernambuco

Política

Antes de comunicar possível desistência ao Planalto, Doria publicou artigo confirmando sua saída

No texto, Doria enumera os feitos da sua gestão e conclui dizendo: "Obrigado, São Paulo! Vamos juntos, Brasil!"

João DoriaJoão Doria - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Horas antes de comunicar a possível desistência da disputa presidencial, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), publicou um artigo na Folha de S. Paulo confirmando que deixaria o governo.

"Cumpro o preceito legal, que determina a desincompatibilização do governo de São Paulo, para iniciar a nossa caminhada rumo à Presidência da República", diz um trecho. No texto, Doria enumera os feitos da sua gestão e conclui dizendo: "Obrigado, São Paulo! Vamos juntos, Brasil!". Segundo o colunista Lauro Jardim, a decisão de Doria foi comunicada hoje pela manhã aos auxiliares mais próximos.

Ao Globo, pessoas do entorno do governador disseram que é real a possibilidade de Doria permanecer no cargo e, portanto, desistir da candidatura à Presidência. O vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB), foi informado sobre a possibilidade de Doria permanecer no comando do governo de São Paulo, o que o deixou bastante contrariado.

Para aliados, Garcia já informou que vai deixar Secretaria de Governo, cargo que acumulava junto com a cadeira de vice. De acordo com a colunista Bela Megale, Garcia também estuda sair do PSDB e se filiar ao União Brasil.

Caso a desistência de Doria se concretize, a decisão coloca em xeque a viabilidade da candidatura de Garcia ao Palácio dos Bandeirantes, visto que assumir o governo é peça fundamental da estratégia da candidatura do vice. O revés também significaria o descumprimento de um acordo político feito entre os dois políticos.

A renúncia do governador estava prevista para acontecer nesta quinta-feira (31) em encontro com prefeitos após o leilão de concessão dos parques Água Branca, Villa-Lobos e Cândido Portinari. Nesta manhã, porém, Doria cancelou as agendas da manhã e manteve apenas o encontro com prefeitos.

Ainda segundo essa liderança, a manhã desta quinta-feira é de intensa troca de mensagens, ligações e reuniões entre tucanos e aliados em São Paulo, que estão confusos e tentam entender o novo cenário.

Membros do União Brasil que ainda se mantinham como entusiastas da candidatura de Doria dentro do partido passaram a madrugada em reuniões e tratativas para tentar reverter ao menos a desistência de Doria de renunciar ao governo paulista. Uma liderança do partido em São Paulo próxima a Rodrigo Garcia afirma que o vice-governador não está confortável em não assumir o governo do Estado.

Veja também

Ministro do STJ chama autismo de ''problema'' e diz que clínicas promovem ''passeio na floresta''
DECLARAÇÃO

Ministro do STJ chama autismo de ''problema'' e diz que clínicas promovem ''passeio na floresta''

Tarcísio diz que abusos da PM de SP serão severamente punidos
Tarcísio de Freitas

Tarcísio diz que abusos da PM de SP serão severamente punidos

Newsletter