MEIO AMBIENTE

Ao lado de Macron, Lula diz que países precisam contribuir para Brasil manter ''florestas em pé''

Presidente francês esteve com Lula e lideranças indígenas em Belém

Presidente Lula e presidente Macron a caminho da Ilha do Combu em Belém (PA)Presidente Lula e presidente Macron a caminho da Ilha do Combu em Belém (PA) - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em discurso ao lado do presidente francês Emmanuel Macron, que os países desenvolvidos precisam "contribuir de forma muito importante" para a preservação de florestas de países mais pobres.

Lula disse que o Brasil está "em construção", diferente de nações da Europa, "um continente construído com vários dos seus problemas resolvidos".

— Aqui na América Latina, na América do Sul e sobretudo Brasil, somos um país em construção (...) Queremos convencer o mundo de que o mundo que já desmatou tem que contribuir de forma muito importante para que os países que ainda têm florestas mantenham suas florestas em pé — declarou.

O presidente ainda reafirmou o compromisso com a demarcação de terras indígenas. Oito territórios foram homologados em 2023. Para este ano, a meta do governo é demarcar outras seis.

— Os conservadores, os latifundiários brasileiros costumam dizer que o povo indígena já tem muita terra no Brasil, já tem 14% do território demarcado (...)14% é pouco diante do que eles precisam ter para manter seu jeito de viver.

Macron chegou nesta terça-feira ao Brasil para uma visita de três dias em quatro cidades, começando por Belém (PA), onde se encontrou com Lula e lideranças indígenas em uma homenagem ao Cacique Raoni.

Ainda hoje, os presidentes brasileiro e francês lançaram um plano de arrecadação de mais de R$ 5 bilhões (€ 1 bilhão) em investimentos públicos e privados em projetos de economia sustentável na Amazônia brasileira e na Guiana Francesa.

Durante seu discurso, Macron reforçou a parceria para a bioeconomia brasileira e compromisso com a preservação da Amazônia.

— Me felicita hoje ver que o presidente Lula protege a Amazônia e que o desenvolvimento do futuro dos povos indígenas e da biodiversidade não é uma causa apenas de resistência, mas defendida pelo próprio governo federal — disse o presidente.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter