Governo Lula

Apoiadores de Lula criticam demora do presidente

Nomes que esperam uma vaga no segundo escalão começam a reagir

Roberto RequiãoRoberto Requião - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula não cumpriu a palavra de acelerar o segundo escalão e superar o impasse nas estatais esta semana. Com isso, aliados que esperavam entrar na folia já nomeados vão ficar chupando o dedo no cordão dos excluídos. A choradeira é geral, não se restringe aos nordestinos, que esperavam definições para Sudene, Codevasf e Dnocs. No Paraná, o mais inconsolável é o ex-senador Roberto Requião.

Na campanha para o Governo do Paraná, nas eleições passadas, Requião trocou o MDB, partido que fundou e militou a vida inteira, pelo PT. Lula foi ao ato de filiação, em Curitiba. Derrotado pelo governador Ratinho Júnior (PSD), Requião pediu a Lula para presidir Itaipu Binacional, usina que produz 17% de toda a energia consumida no Brasil, mas o ex-senador também vai passar o Carnaval desempregado.

Ontem, Requião usou suas redes sociais postando um vídeo de Lula se derramando em elogios a ele no ato da sua filiação ao PT e, em tom de ironia, escreveu: “Vejam como eu era importante na campanha! Que bacana! Ficou sem resposta, mas o que se diz em Brasília é que o ex-senador e ex-governador paranaense não foi ainda nomeado para Itaipu porque recebeu o veto da poderosa Janja, primeira-dama, servidora de carreira da usina.

Solidariedade

Em Pernambuco, Marília Arraes aguardava com expectativa ontem a audiência do presidente do Solidariedade, Paulinho da Força (SP), com o presidente Lula, mas o encontro acabou não ocorrendo. Sem espaço no primeiro escalão, o SD pleiteia a Sudene, mas o PT diz, por sua vez, que a autarquia ficará com o PT estadual, conforme martelo já batido pela cúpula petista no Estado com o ministro da Articulação, Alexandre Padilha.
“Isso é assunto resolvido”, disse o deputado federal Carlos Veras (PT), adiantando que o partido já indicou o nome de Diego Costa, ex-assessor do senador Humberto Costa, atualmente na diretoria do Consórcio dos governadores do Nordeste. Dois outros partidos que apoiaram Lula, o Avante e PV, já estão ocupando espaço no Governo.
Para o Avante, foi entregue o Dnocs, com sede em Fortaleza. Já o PV abocanhou o Iphan, cuja representação em Pernambuco será de indicação do deputado federal Clodoaldo Magalhães, presidente estadual da legenda. Mas nem só entre os esquecidos há choro e ranger de dentes. 

Cearenses


O PT do Ceará não se contentou até agora com a decisão do presidente Lula de escolher o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, para a presidência do Banco do Nordeste.
O mais revoltado é o líder do PT na Câmara dos Deputados, José Guimarães, que queria manter o atual presidente e já contava com o aval do senador Camilo Santana, escolhido por Lula, dentro da cota do PT, para o Ministério da Educação. 

Veja também

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024
Eleições

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo
Justiça

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo

Newsletter