Logo Folha de Pernambuco

Eduardo Leite

Após conversa com Kassab, Leite acena com candidatura: 'Quero ajudar a construir uma alternativa'

O governador do Rio Grande do Sul se encontrou com presidente do PSD em São Paulo para tratar de disputa à Presidência

Eduardo LeiteEduardo Leite - Foto: Reprodução / Twitter

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), voltou a fazer gestos de aproximação com o PSD nesta terça-feira (15) e disse que tem interesse em "ajudar a construir um projeto nacional". Leite tem um convite da sigla para voltar à corrida presidencial após a disputa das prévias.

O governador se encontrou nesta manhã com o presidente nacional da sigla Gilberto Kassab, em São Paulo, para discutir uma eventual filiação. Depois, seguiu para um encontro com investidores na Avenida Faria Lima, centro financeiro da capital.

"Um projeto à presidência exige a mobilização de muitas pessoas. É mais do que a definição de um nome. Eu quero ajudar a constituir uma alternativa", disse Leite ao Globo, ao sinalizar que busca o apoio de outros partidos para uma eventual candidatura. Ele busca atrair o União Brasil.

O governador disse que só deve tomar a decisão sobre uma eventual candidatura na semana que vem e que antes pretende ouvir aliados. Leite terá encontros em Brasília nesta tarde com um grupo de apoiadores e ex-presidentes do PSDB. o gaúcho também vai se reunir com o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, que tem defendido internamente que Leite concorra à reeleição. O governador ainda não conseguiu emplacar um sucessor na eleição ao governo do Rio Grande do Sul. Na quarta-feira (16), porém, ele voltará a encontrar Kassab em Porto Alegre.

Caso seja mesmo candidato, Leite precisa renunciar ao governo até 2 de abril. Uma das condições que ele tem colocado é a necessidade de receber apoio de outros partidos de centro. Não por acaso, trabalha para atrair o União Brasil. Desde as prévias, o gaúcho também estreitou laços com ACM Neto, que é secretário geral do novo partido.

Um dos seus interlocutores com o União Brasil é o seu secretário de Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, que preside a legenda no Rio Grande do Sul, e que deve apoiar a sucessão de Leite ao governo gaúcho.

Em outra frente, o governado tem tentado se aproximar da senadora Simone Tebet (MDB-MS) por meio de um dos seus aliados mais fiéis, o ex-presidente da Assembleia Legislativa gaúcha Gabriel Souza (MDB-RS). Souza pleiteia apoio de Leite para disputar o governo estadual, mas enfrenta resistência no MDB do Rio Grande do Sul.

Veja também

Newsletter