Meio Ambiente

Após dar aval para mudanças em ministérios, Lula chama reunião com Marina Silva e Sônia Guajajara

Ministérios do Meio Ambiente e Povos Indígenas perderam funções, como o Cadastro Ambiental Rural e a demarcação das terras indígenas

Lula, Sonia Guajajara, Marina Lima e lideranças indígenas na COP27 Lula, Sonia Guajajara, Marina Lima e lideranças indígenas na COP27  - Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá as ministras Marina Silva e Sônia Guajajara nesta sexta-feira, em meio ao processo de esvaziamento dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas. A conversa terá a participação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Com aval do Palácio do Planalto, a Comissão Mista do Congresso, aprovou nesta quarta-feira o relatório da medida provisória da reestruturação dos ministérios mantendo o esvaziamento das pastas do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas. As duas estruturas perderam funções, como o Cadastro Ambiental Rural, agora no Ministério da Gestão, e a demarcação das terras indígenas, a cargo da Justiça.

A medida precisa ainda passar pelo plenário da Câmara e do Senado até o dia 1º de junho. Caso contrário, o desenho ministerial deixado por Jair Bolsonaro voltará a valer — eram 23 pastas no lugar das 37 de hoje, com atribuições distintas das atuais.

Em entrevista a Globo News, Marina Silva afirmou que Lula chamou o encontro pois está preocupado em "preservar o seu governo" e que há dificuldade na relação do Planalto com o Congresso:

— O fato do presidente chamar essa reunião é porque claro ele está preocupado em preservar o seu governo. Ele ganhou uma eleição, ele pensou em um modelo de gestão, ele apresentou uma MP com uma configuração, de repente ele vê ameaçado 14 ministérios de cairem caso a MP caduque. Tem questões que são estratégicas. Neste momento, todos estão passando pela dificuldade dessa postura de parte do Congresso de não respeitar a vontade soberana das urnas, de que mudou o governo. Então a conversa, com certeza, é a conversa que já vem tendo dentro do governo.

Marina voltou a dizer que alguns setores tentam "reeditar" a estrutura de governo montada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, "desrespeitando a autonomia" do governo.

— Infelizmente estamos vivendo uma situação em que existe alguns setores que querem reeditar a estrutura de governança do governo Bolsonaro no governo do presidente Lula, desrespeitando a autonomia que o governo tem em relação a gestão e desrespeitando a própria medida provisória que criou essa nova estrutura.

Veja também

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024
Eleições

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo
Justiça

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo

Newsletter