STF

Após divulgação de decisões para a derrubada de perfis no X, STF diz que todas as decisões da Corte

Material publicado por deputados americanos traz, em sua maioria, ofícios enviados às redes, e não decisões originais de Moraes

Alexandre de Moraes, ministro do STFAlexandre de Moraes, ministro do STF - Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

Após deputados dos Estados Unidos divulgaram informações de decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Corte informou que o material traz apenas ofícios enviados a redes sociais, e não das decisões que determinaram a retirada dos conteúdos. O STF também disse que todas as suas decisões "são fundamentadas, como prevê a Constituição", e que as partes têm acesso à fundamentação.

O material publicado traz, em sua maioria, comunicações enviadas às redes pelo próprio Moraes ou por um juiz auxiliar de seu gabinete, comunicando o conteúdo de uma decisão anterior. "Comunico-lhe que foi proferida decisão nos autos sigilos em epígrafe, para imediato cumprimento, nos seguintes termos", é o texto geralmente utilizado. Algumas decisões originais também foram incluídas nos documentos, mas são a minoria.

O conjunto de documentos foi divulgado pelo comitê judiciário da Câmara americana. O colegiado é presidido pelo deputado Jim Jordan, parlamentar próximo de Donald Trump e que apoiou tentativas de questionar a vitória de Joe Biden à Presidência, em 2020.

Decisões de Moraes para a retirada de perfis estão no centro de um embate com o dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, que criticou as determinações e ameaçou descumpri-las. Musk passou a ser alvo de dois inquéritos no STF pelo episódio.

Veja também

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses
Israel

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter