brasília

Após Lula, ministro da Casa Civil cancela agendas por motivos de saúde

Rui Costa, que esteve com o presidente na última terça-feira, foi diagnosticado com "forte gripe"

Ministro-chefe da Casa Civil, Rui CostaMinistro-chefe da Casa Civil, Rui Costa - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelar a viagem à China por causa de uma pneumonia, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, também suspendeu todos seus compromissos por motivos de saúde. Ele foi diagnosticado com uma forte gripe. O ministro esteve com Lula na sexta-feira, um dia depois de o presidente ser diagnosticado com a pneumonia e também com influenza A.

O diagnóstico fez com que Lula cancelasse a viagem para a China no sábado. Desde então, ele está no Palácio da Alvorada recebendo medicação e sendo acompanhado pela médica da presidência da República, Ana Helena Germoglio.

Apesar da agenda reduzida, Lula segue recebendo ministros e auxiliares no Palácio da Alvorada, onde deve permanecer despachando até, no mínimo, quarta-feira. Interlocutores que acompanharam as agendas de Lula nos últimos dias afirmaram que não há uso de máscaras nos encontros. Os ambientes, no entanto, estão arejados.

Até a sua recuperação, Rui Costa será substituído pela secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior. Ela está no Palácio da Alvorada ao lado dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Lupi (Previdência Social) e Luiz Marinho (Trabalho e Previdência) discutindo o novo teto do consignado.

Segundo a Casa Civil, o ministro está com uma "forte gripe", medicado, se recuperando e deve retornar ainda nesta semana para as agendas oficiais.

Veja também

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024
Eleições

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo
Justiça

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo

Newsletter