Logo Folha de Pernambuco

lula

Após 'maratona' de viagens, Lula deve fazer pausa de dois meses para se recuperar de cirurgia

Previsão é que Lula opere o quadril no dia 29 de setembro. A data, no entanto, ainda não está fechada

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Arquivo

O Palácio do Planalto planeja a cirurgia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para após o retorno da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, que acontecerá no dia 19 de setembro. A previsão é que Lula opere o quadril no dia 29 de setembro. A data, no entanto, ainda não está fechada.

Como mostrou a colunista do GLOBO Bela Megale, O Palácio do Planalto planeja uma pausa de cerca de dois meses nas agendas fora do Brasil — em outubro e novembro. Lula também aproveitaria esse período para cuidar da saúde, uma vez que essas viagens demandam agendas intensas.

Em julho, Lula reclamou durante uma live das dores no quadril e afirmou que estava se programando para fazer a cirurgia em outubro. O presidente chegou a afirmar que tem ficado "irritado", "nervoso" e de "mau humor" por conta das dores na cabeça do fêmur, provocada pela artrose.

Dias após a declaração, ele passou por um segundo procedimento para tentar reduzir as dores no local. Dessa vez, ele passou por uma "denervação percutânea no quadril direito, para alívio de dor crônica até a realização de uma cirurgia prevista para outubro". O procedimento usa substâncias para tentar eliminar as exterminações nervosas que causam dor no paciente.

Auxiliares de Lula afirmaram que o presidente segue sentindo dores, apesar dos procedimentos, e tem reclamado frequentemente do seu quadril. O GLOBO apurou que Lula reclamou de dores durante sua viagem para a África, onde cumpriu agendas oficiais por sete dias. Em alguns momentos, o presidente estava mancando.

As dores que Lula sentiu na viagem, no entanto, não devem antecipar a data da curtiria do plano que já estava previsto.

Nesta quinta-feira, Lula está no Piauí lançando o programa Brasil sem Fome e anunciando investimentos do PAC para o estado. Na sexta-feira, cumprirá agendas no Rio Grande do Norte e no Ceará.

Na semana que vem, Lula já embarca para a Índia, onde participará G20. A previsão é que Lula fique do dia 7 a 11 de setembro no país. Há, ainda, uma viagem programada para Cuba, no dia 15 de setembro. De lá, ele segue para os Estados Unidos para a Assembleia-Geral da ONU. O retorno para o Brasil seria apenas no dia 22 de setembro.

Lula já realizou 12 viagens internacionais em 242 dias de governo (janeiro a agosto). Ao todo, foram 19 países visitados, o que dá uma média de dois países por mês.

Veja também

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes
TRAMA GOLPISTA

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes

Quarto foragido do 8 de Janeiro é preso na Argentina enquanto fugia para o Chile
8 DE JANEIRO

Quarto foragido do 8 de Janeiro é preso na Argentina enquanto fugia para o Chile

Newsletter