PRESIDENTE LULA

Após passar por Rio de Janeiro e Pernambuco, Lula finaliza semana de viagens no Ceará

Presidente cumpre agendas em redutos de aliados seis meses antes das eleições municipais

O presidente Lula com o governador do Ceará, Elmano de Freitas O presidente Lula com o governador do Ceará, Elmano de Freitas  - Foto: Divulgação

Após ida a Pernambuco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda no Ceará nesta sexta-feira. O chefe do Executivo visita, às 11h, as obras da Ferrovia Transnordestina, na cidade de Iguatu.

Antes, Lula cumpre mais uma agenda no Recife durante a manhã, cidade onde teve agendas na quinta-feira. Lá, ele assina a autorização do início das obras de contenção de encostas no Recife, com o ministro das Cidades, Jader Filho, e o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Ele parte para o Ceará às 9h20 e desembarca no Aeroporto de Juazeiro do Norte.

Esta é a segunda vez que Lula visita o Ceará neste ano. Ele estará acompanhado pelos ministros dos Transportes, Renan Filho, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, além do governador do estado, Elmano de Freitas (PT).

O giro do presidente nesta semana — que nos últimos dias esteve no Rio e em Pernambuco — acontece em meio ao impasse para definir as candidaturas do PT seis meses antes das eleições municipais. Conforme o Globo mostrou, a sigla espera que Lula entre em campo para emplacar aliados em chapas de cidades estratégicas, como Rio de Janeiro e Recife. Ele volta para Brasília nesta sexta às 12h50.

 

Na capital fluminense, o PT tenta emplacar um nome para vice na chapa do prefeito Eduardo Paes (PSD), que tenta a reeleição. Na capital pernambucana, o partido tenta ter a vice do prefeito João Campos, favorito na disputa. Tanto Campos quanto Paes têm proximidade com Lula e já participaram de reuniões com ele nos últimos meses. Os prefeitos também acompanharam o presidente nas agendas em suas cidades.

O PT também pretende resolver impasses em Curitiba, onde se divide entre ter candidatura própria e apoiar Luciano Ducci (PSB), e em João Pessoa, capital em que a sigla avalia lançar um nome, mas uma ala quer apoiar o prefeito Cícero Lucena (PP).

Em Curitiba, a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), deseja apoiar o candidato do PSB, mas os deputados petistas Zeca Dirceu e Carol Dartora querem candidatura própria. Em João Pessoa há dúvida sobre apoiar a deputada estadual Cida Ramos (PT) ou o atual prefeito. Lucena é aliado do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), político do Centrão próximo do governo Lula.

Veja também

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024
Eleições

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo
Justiça

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo

Newsletter