Logo Folha de Pernambuco

Itália

Após "problema de agenda", Itamaraty confirma encontro de Lula com primeira-ministra da Itália

Bilateral foi confirmada após auxiliares aconselharem presidente a sentar com a primeira-ministra Giorgia Meloni; petista se reunirá também com o Papa

Giorgia Meloni, primeira ministra da ItáliaGiorgia Meloni, primeira ministra da Itália - Foto: Valeria Mongelli/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu se encontrar com a chefe de governo da Itália, a primeira-ministra Giorgia Meloni, do partido de extrema direita Irmãos da Itália (FdI), durante a sua visita ao país europeu. A reunião vai acontecer na quarta-feira (21).

Lula foi aconselhado pro auxiliares a se encontrar com a líder italiana. Ao mesmo tempo, a assessoria do brasileiro trabalhou para que Meloni aceitasse a audiência.

Na segunda-feira, durante entrevista coletiva sobre a viagem de Lula, a embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, havia afirmado que um encontro com a primeira-ministra havia sido "considerado, mas por um problema de agenda, não foi confirmado".

Lula desembarcou nesta terça-feira na capital Italiana.

Além da Itália, o brasileiro também irá à França, na quinta-feira e na sexta-feira, para participar da Cúpula sobre o Novo Pacto Financeiro Global.

Ainda dentro do giro europeu, Lula se reunirá com o Papa Francisco, no Vaticano, na quarta. O presidente deixará o Brasil na noite de segunda.

Na terça-feira, Lula deve ter apenas compromissos pessoais na capital italiana. No dia seguinte, o presidente se reunirá com o chefe de Estado, o presidente italiano Sergio Matarella.

Entre os temas que devem ser discutidos na conversa, projetos de cooperação na área de defesa e apoio dos italianos ao acordo entre União Européia e Mercosul.

'Side letter': Proposta da UE sobre meio ambiente dificulta acordo com Mercosul

No mesmo dia, o presidente brasileiro se encontrará com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. De acordo com a embaixadora, a conversa Gualtieri será de natureza mais pessoal porque ele foi uma das autoridades que visitou Lula quando o petista esteve preso em Curitiba, entre 2018 e 2019.

Ainda na quarta-feira, Lula terá uma audiência com o Papa Francisco.

– A pauta do presidente Lula tem convergência com a pauta da Igreja Católica: combate à pobreza, combate às injustiças, combate à fome – disse a secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty.

Veja também

Ministro do STJ chama autismo de ''problema'' e diz que clínicas promovem ''passeio na floresta''
DECLARAÇÃO

Ministro do STJ chama autismo de ''problema'' e diz que clínicas promovem ''passeio na floresta''

Tarcísio diz que abusos da PM de SP serão severamente punidos
Tarcísio de Freitas

Tarcísio diz que abusos da PM de SP serão severamente punidos

Newsletter