Após troca de farpas com Lula, Zema volta a criticar PT e ministro rebate: "Pessimista de plantão"
Em evento em Ouro Branco, governador gerou novo mal-estar ao afirmar que o seu antecessor, o petista Fernando Pimentel, deixou o estado falido; Alexandre Silveira respondeu
Após uma intensa troca de farpas com o presidente Lula no evento da manhã em Betim, o governador Romeu Zema (Novo) compareceu a um segundo evento do governo federal, na tarde desta terça-feira, e voltou a fazer críticas ao PT no estado, gerando novo mal-estar.
Leia também
• "Zema não lembra há quanto tempo a economia não crescia 3%", diz Lula em evento com governador
• Assumi um Estado que estava "literalmente desmoronando", diz Zema
• Lula e Zema, possíveis adversários em 2026, dividem palcos da indústria em Minas Gerais
— Todos os indicadores de políticas públicas avançaram muito nos últimos seis anos, apesar das grandes dificuldades do estado que estava falido em 2019 quando assumi. Quem viaja sabe que as estradas estão sendo recuperadas, quem tem filho na escola, sabe que é a merenda é igual a que comemos em casa — iniciou o governador, fazendo uma comparação com a gestão de seu antecessor Fernando Pimentel (PT).
Em seguida, Zema foi aplaudido e vaiado, ao mesmo tempo, ao intensificar as críticas:
— Teremos a inauguração aqui, na cidade vizinha, do hospital de Conselheiro Lafaiete, obra abandonada pelo governo anterior e que vamos entregar até o ano que vem.
Quem respondeu foi o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, chamando-o de "pessimista de plantão" e enaltecendo a gestão do governo federal.
— O Brasil cresceu o seu PIB em 3,4% (...) Fico só de butuca, vendo os pessimistas de plantão, errando mais uma vez, governador Zema, mas ninguém consegue esconder o óbvio: o Brasil está crescendo.
As declarações foram dadas durante cerimônia na companhia Gerdau, em Ouro Branco, na região central de Minas Gerais. A companhia irá expandir sua capacidade de produção de bobinas a quente, com um investimento de R$ 1,5 bilhão.
Ao longo da cerimônia, Zema se sentou ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com quem conversou em alguns momentos da cerimônia.
Também estão presentes a primeira-dama Janja da Silva, a ministra da Igualdade Racial, Macaé Evaristo, e o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB).
Lula desembarcou em Minas Gerais na manhã desta terça-feira. Antes de Ouro Branco, esteve em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.
O primeiro evento foi marcado por uma troca de farpas com o governador Romeu Zema.
Em meio ao clima tenso, Alckmin fez um discurso "descontraído" e até contou piada. "Por que a estrela não mia? Porque astronomia", disse. O retorno à Brasília ocorre ainda hoje.