Logo Folha de Pernambuco

mundo

Argentino que fez live com fake news sobre eleições no Brasil é estrategista de Milei

Vídeo de Fernando Cerimedo foi suspenso pelo TSE; políticos que compartilharam o conteúdo, como Nikolas Ferreira, tiveram suas contas tiradas do ar temporariamente

Live do consultor argentino Fernando Cerimedo com informações falsas sobre urnas brasileiras; Cerimedo em entrevista como estrategista de Javier MileiLive do consultor argentino Fernando Cerimedo com informações falsas sobre urnas brasileiras; Cerimedo em entrevista como estrategista de Javier Milei - Foto: Reprodução

Candidato à Presidência da Argentina, Javier Milei tem como seu estrategista digital o consultor Fernando Cerimedo. Ao final das eleições de 2022 no Brasil, o rosto de Cerimedo ficou conhecido nacionalmente após o argentino divulgar uma live com informações falsas sobre a legitimidade das urnas eletrônicas. À época, o conteúdo foi amplamente divulgado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e terminou suspenso pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após a vitória do presidente Lula (PT), nomes do núcleo duro do bolsonarismo, como os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO) compartilharam o vídeo de Cerimedo, que foi gravado em 5 de novembro, cinco dias após o segundo turno das eleições. Na gravação, o consultor afirmava que havia recebido um relatório com dados que comprovavam fraude no processo eleitoral brasileiro. O argentino sustentou as fake news de que apenas as urnas de 2020 eram auditáveis e que os demais modelos registravam mais votos para Lula. Ambas as informações foram desmentidas pela Justiça Eleitoral.

Com a decisão do TSE, o conteúdo foi removido e as contas dos parlamentares que o compartilharam foram temporariamente suspensas.

O argumento de fraude eleitoral já aparece na campanha de Javier Milei. Na última sexta-feira (20), ele apresentou uma denúncia formal à Justiça Eleitoral argentina denunciando supostos riscos de fraude na votação que ocorreu neste domingo. Milei ficou em segundo lugar com 29,98% dos votos e irá disputar o segundo turno com Sergio Massa, candidato do kirchnerismo.

Em agosto, após as preliminares, o argentino já havia falado em fraude:

"Tive 30%, mas, se não tivesse havido fraude, eu teria tido 35%" disse, sem provas. Nesta etapa do processo, o candidato da extrema-direita havia ficado em primeiro lugar.

Em entrevista ao "Todo Noticias", Fernando Cerimedo detalhou sua campanha a Milei. Segundo o estrategista, o argentino não investe dinheiro em suas redes sociais:

"Nós geramos muito conteúdo em torno das participações de Javier e e especialmente quando há o contato de Javier com as pessoas na rua e agora que estamos fazendo a parte territorial, fazemos passeios em diferentes províncias e muitas delas não avisamos. Paramos e de repente tem 200 pessoas ao seu redor, querendo tirar uma selfie. O conteúdo não é nosso, pertence ao povo, mas quando uma senhora posta esta foto, bem são seguidores que nós não iríamos chegar de jeito algum" disse.

Veja também

Militares indiciados pela PF queriam arrastar promotor e deputados para gabinete do golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Militares indiciados pela PF queriam arrastar promotor e deputados para gabinete do golpe

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232
PE na Estrada

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232

Newsletter