Logo Folha de Pernambuco

Política

Armínio Fraga, ex-comandante do Bope e evangélicos assinam manifesto em apoio à Freixo

Pré-candidatura do deputado vem buscando alianças com representantes de setores da sociedade civil considerados estratégicos

Deputado Marcelo Freixo (RJ)Deputado Marcelo Freixo (RJ) - Foto: Paullo Allmeida/ Folha de Pernambuco

Centenas de personalidades assinaram um manifesto em apoio à candidatura do deputado federal Marcelo Freixo (PSB) ao governo do Rio de Janeiro. Entre os apoiadores do pessebista estão representantes de segmentos considerados estratégicos pela sua campanha como evangélicos, policiais e empresários.

Em busca do eleitorado de centro, Freixo busca se apresentar como um nome moderado na campanha ao criar canais com setores vistos como refratários a candidaturas de esquerda.

“Nós, que endossamos esta carta, estamos convictos de que para sairmos do atoleiro temos que colocar as diferenças de lado e trabalharmos todos juntos pelo bem comum, porque a sobrevivência de milhões de famílias depende disso”, diz um trecho do texto assinado pelo antropólogo e especialista em segurança pública Luiz Eduardo Soares.

Uma das liderenças entre policiais que faz parte do abaixo assinado é o ex-comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Alberto Pinheiro Neto. Também manifestaram apoio ao pessebista o Comandante da Escola Superior da Policia Militar do Rio, coronel Antonio Carballo e o antropólogo e ex- chefe do Estado-Maior da PM, coronel Robson Rodrigues.
 

Do setor financeiro, dois ex-diretores do Banco Central estão entre os apoiadores de Freixo: os economistas Arminio Fraga e André Lara Resende. Do campo evangélico, o pessebista conseguiu o apoio dos pastores Ariovaldo Ramos, líder da Comunidade Cristã Renovada e Aécio Pinto Duarte, da Ordem dos Pastores Batista do Brasil (OPBB), entre outros.

O texto conta ainda com apoio de ex-ministros que passaram pelos governos José Sarney (MDB), Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT). Entre eles estão os ex-ministros da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira e Nelson Barbosa; o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão; o ex-ministro da Relações Exteriores, Celso Amorim; e da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. 

Artistas como Chico Buarque, José Padilha, Miguel Falabella, Taís Araújo, Wagner Moura, Marcelo Serrado e Glória Pires também estão entre os apoiadores do parlamentar.

A pré-campanha de Freixo vem apostando na aproximação com nomes de peso da sociedade civil que representam diferentes pólos do espectro político-ideológico, da esquerda a centro-direta. Além disso, o candidato do PSB contratou o marqueteiro Renato Pereira, que atuou em campanhas do MDB fluminense, como do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e dos ex-governadores Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão.

Veja também

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"
DISCUSSÃO

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe

Newsletter