Logo Folha de Pernambuco

Política

Arthur Lira critica efeito da decisão de Fachin: 'Lula pode até merecer. Moro, jamais!'

Presidente da Câmara, dep. Arthur LiraPresidente da Câmara, dep. Arthur Lira - Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Em sua conta no Twitter, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), comentou um detalhe da decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarar a Justiça de Curitiba incompetente para julgar quatro processos que envolvem Lula –o do triplex, o do sítio de Atibaia, o do Instituto Lula e o de doações para o mesmo instituto, devolvendo a elegibilidade do ex-presidente.

"Minha maior dúvida é se a decisão monocrática foi para absolver Lula ou Moro. Lula pode até merecer, Moro jamais!", tuitou Lira,  referindo-se ao trecho da decisão de Fachin que declara a perda de objeto de dez habeas corpus impetrados pela defesa que questionavam a conduta da Justiça – inclusive a suspeição de Moro.

Fachin é um dos ministros mencionados nos diálogos de procuradores da Lava Jato vazados pelo The Intercept. Nas mensagens, Deltan Dallagnol comemora a notícia de que o ministro estaria bem relacionado com a operação. "Aha, uhu o Fachin é nosso", disse o procurados aos seus colegas de Lava Jato, em 13 de julho de 2015. Coincidência ou não, a decisão monocrática do ministro do STF alivia a situação do ex-juiz Sérgio Moro, que deveria ser julgado pela Suprema Corte por suas atuações parciais em Curitiba.

 



Confira:

Veja também

Tiro contra tropa foi único fato que chamou atenção do Exército no G20
exército

Tiro contra tropa foi único fato que chamou atenção do Exército no G20

Indiciado pela PF, Bolsonaro se diz pré-candidato a presidente mesmo estando inelegível
Eleições

Indiciado pela PF, Bolsonaro se diz pré-candidato a presidente mesmo estando inelegível

Newsletter