Logo Folha de Pernambuco

Prioridades

Saiba quais são as principais demandas de governadores na reunião com Lula

Este é o segundo encontro entre o presidente e os 27 governadores

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

A reunião, que está sendo realizada no Palácio do Planalto entre presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os governadores dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, é para que o petista ouça as demandas e prioridades de cada um dos governantes.

Esta é a segunda reunião entre Lula e os chefes dos executivos estaduais desde que o presidente voltou ao poder. A primeira foi realizada no último dia 9, à noite, um dia depois dos ataques terroristas contra as sedes dos Três Poderes.

De acordo com a Carta Capital, os governadores vão apresentar três pedidos ao petista. Entre as principais demandas estão o regime de recuperação fiscal, repasses de verba para a saúde, reestruturação tributária por conta das perdas de arrecadação com Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos como energia elétrica e combustíveis, além de propostas sobre infraestrutura.

Na quinta-feira (26), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que os governadores do Nordeste discutirão demandas sobre infraestrutura de energia e água.

A principal demanda da Bahia é a construção de uma ponte entre Salvador e a Ilha de Itaparica, bem como a duplicação da estrada entre Ilhéus e Itabuna. 

Já o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), vai centrar suas prioridades nas compensações de ICMS.

Nordeste deverá discutir a instalação de um sistema de monitoramento que possibilite integrar os nove estados da região. Além disso, outra questão importante diz respeito à restauração da malha rodoviária da região. 

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), deverá apresentar um pedido de repactuação do acordo de Mariana, assim como a assinatura de contrato da licitação do metrô de Belo Horizonte. O estado considera confirmar o pedido de adesão ao regime de recuperação fiscal, que ainda será submetido, também, à Assembleia Legislativa.

Veja também

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita
PARTIDOS

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita

Cúpula do Exército espera que indiciamentos estanquem surgimento de fatos sobre conduta de militares
TRAMA GOLPISTA

Cúpula do Exército espera que indiciamentos por golpe estanquem novos fatos sobre conduta de militares

Newsletter