No Twitter, Lula pede que impeachment de Bolsonaro seja discutido
O ex-presidente declarou ser um 'crime contra a nação' a recusa de Bolsonaro a comprar as vacinas chinesas
Em uma publicação no Twitter no fim da manhã desta quinta-feira (22), o ex-presidente Lula pede que a população e os políticos discutam o impeachment do atual presidente da República, Jair Bolsonaro.
No post, Lula afirma que a recusa de Bolsonaro de comprar a vacina chinesa é um “crime contra a nação” e que é um motivo mais que suficiente para que “a sociedade, os partidos e os parlamentares” discutam o impeachment do presidente.
1 - Se a sociedade, os partidos e os parlamentares, precisavam de um motivo para discutir o impeachment, Bolsonaro acaba de cometer um crime contra a nação ao dizer que não vai comprar a vacina e desrespeitar um instituto da seriedade do Butantan e toda a comunidade científica.
— Lula (@LulaOficial) October 22, 2020
A recusa citada pelo ex-presidente aconteceu na quarta-feira (21), quando o presidente Jair Bolsonaro declarou que não irá comprar os lotes da vacina chinesa que estão em negociação com o Governo de São Paulo. Após a declaração, vários parlamentares, governadores e prefeitos se manifestaram contra a decisão do presidente.
Leia também
• 'Negar acesso à vacina é criminoso', diz Doria sobre Bolsonaro
• 'Não acredito que vacina chinesa transmita segurança pela sua origem', diz Bolsonaro
• Instituto Butantan diz se espantar com fala de Bolsonaro sobre não comprar 'vacina chinesa'
Em outro tweet, Lula declara que este é o maior crime de responsabilidade que um presidente da República já cometeu como máxima autoridade de um país.
2 - Se Bolsonaro não acredita na eficácia da vacina, ele que não tome. Mas o papel de um presidente da República é possibilitar que o povo tenha a vacina a sua disposição. Se faltava crime de responsabilidade, essa foi a maior irresponsabilidade de um presidente que já vi.
— Lula (@LulaOficial) October 22, 2020