No Recife, audiência pública debate o contingenciamento de verbas das universidades federais
Proposta pela vereadora Cida Pedrosa (PC do B), o evento será realizado na próxima quarta-feira (2) e terá transmissão pelo YouTube
A Câmara de Vereadores do Recife discutirá, no próximo dia 02 de junho, a partir das 15h, o contingenciamento de verbas das universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco, que correm o risco de suspender as atividades em setembro deste ano. Haverá transmissão ao vivo da audiência através do canal no YouTube da Câmara Municipal do Recife.
Proposta pela vereadora Cida Pedrosa (PC do B), audiência contará com a participação dos reitores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, da Universidade Federal Rural de PE (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão; do presidente da UNE, Iago Montalvão; da presidenta da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), Flávia Calé; e de Lúcia Melo, membro da Academia Pernambucana de Ciências.
Leia também
• Corte orçamentário ameaça funcionamento da UFPE e UFRPE até final de 2021
• UFPE anuncia que orçamento liberado pelo MEC não assegura funcionamento em 2021
No dia 14 deste mês, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) emitiu uma nota afirmando que o orçamento liberado pelo Ministério da Educação (MEC) não seria suficiente para manter o funcionamento da instituição até o fim de 2021. Para comparação, o valor enviado para universidades federais no ano de 2020 foi R$ 1 bilhão maior que o recebido pelas instituições em 2021. De acordo com a UFPE, o orçamento de 2021 é o menor da última década e impossibilita a manutenção das atividades na universidade.
De acordo com Cida, o objetivo do encontro é abordar como os sucessivos cortes que as UFs vêm sofrendo desde 2017 impactam não somente o público envolvido diretamente com a academia, mas também toda a sociedade.
"Essas instituições empregam, somente de terceirizados, mais de 1.000 profissionais. Há também os serviços de extensão que contemplam a comunidade localizada ao redor dos campi, os atendimentos de saúde oferecidos pelo Hospital das Clínicas e o atendimento a animais da Região Metropolitana do Recife, assegurado pelo Hospital Veterinário no Campus Dois Irmãos, por exemplo. Sem falar dos ambulantes que trabalham no entorno. Precisamos mostrar que isso impactará toda a sociedade, mesmo que ela não esteja envolvida diretamente com as universidades", pontuou Pedrosa.
A vereadora ainda destacou do papel das universidades na promoção do ensino e da pesquisa. "Não faltam exemplos para citar sobre o fundamental papel do trabalho de pesquisa desenvolvido pelas universidades. O Porto Digital e a elaboração do Parque do Capibaribe, ambos da UFPE, e a UFRPE, respeitando suas características, presta um grande serviço oferecendo assistência técnica a produtores rurais do interior do Estado", enfatizou. "Reduzir os recursos de uma universidade é querer enterrar a ciência. A soberania de um país depende da ciência e dos seus cientistas", emendou Cida.
A audiência será transmitida para todo o público em geral através do canal no Youtube da Câmara Municipal do Recife.